POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

UPEA realiza I Encontro de Pesquisa e Extensão

por admin publicado 30/05/2013 01h04, última modificação 15/12/2017 16h14
O evento contou com a participação de bolsistas, estudantes de ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação, mestrandos, servidores e colaboradores do campus.

O evento realizado nesta quarta-feira (29/5) contou com a participação efetiva de bolsistas, estudantes de ensino médio, cursos técnicos, graduação e pós-graduação, mestrandos do curso de engenharia ambiental, servidores e colaboradores do campus Rio Paraíba do Sul – UPEA. No período da manhã, das 9 às 12h, foi realizada a exposição de painéis de 40 projetos que estão sendo desenvolvidos e apoiados pelo campus. Os projetos foram avaliados pela Profa. Sandra Soares, Diretora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação e pelo Prof. Antônio Gesualdi Jr., Chefe do Laboratório de Zootecnia e Nutrição Animal do CCTA/UENF. Os projetos de pesquisa apresentados estão vinculados aos laboratórios da UPEA (LeBio, LabFoz, Informática, Oficina Móvel), desenvolvidos a partir dos cursos de especialização em Educação Ambiental e ao mestrado em Engenharia Ambiental, além dos projetos de pesquisa em parceria com a UENF, UFRJ, Projeto Piabanha, Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul, Estação Ecológica Estadual Guaxindiba, Colégio João Paulo II, Prefeitura Municipal de São João da Barra, Fundação Pró-IFF e LLX. Na extensão foram apresentados os programas e projetos Mulheres Mil, Certific, Pronatec e Universidade da Terceira Idade (UNATI). O período da tarde foi dedicado as apresentações e palestras. O Prof. Luiz Fernando Rosa Mendes apresentou os projetos e ações do LeBio, laboratório de energia que está sendo instalado na Unidade. Na sequencia o Prof. Rodrigo Martins discorreu sobre a concepção do futuro Polo de Inovação Tecnológica do IFF que se propõe que seja implantado no campus Rio Paraíba do Sul – UPEA. O Prof. Almy Junior Cordeiro de Carvalho, Presidente da FENORTE, pesquisador do CCTA/UENF, apresentou a sua proposta de criação do Parque de Tecnologia do Norte Fluminense com a participação das instituições públicas como IFF, UENF, UFF, UFRJ, Prefeituras e outras, semelhante do que ocorre na constituição do TEC-CAMPOS. O Prof. José Augusto, Pró-reitor de Pesquisa e Inovação coordenou o debate sobre a participação do Polo de Inovação do IFF na proposta do Parque de Tecnologia do Norte Fluminense. No encerramento do evento, o Prof. Vicente de Paulo Santos de Oliveira, Diretor Geral do campus, agradeceu a todos pela participação e envolvimento no evento.