POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

UPEA recebe planta de biodiesel

por admin publicado 22/05/2013 10h51, última modificação 15/12/2017 16h15
O campus Rio Paraíba do Sul/UPEA recebeu uma planta de biodiesel que produzirá o biocombustível a partir de óleo de cozinha usado. A mini usina de produção chegou no dia 10/05.

A Planta de Biodiesel, pertencente à Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), estava desativada na fazenda Angra da Pesagro-Rio, em Campos dos Goytacazes-RJ, e foi cedida ao Instituto Federal Fluminense (IFF) através de uma solicitação da Direção Geral da UPEA, que propôs uma parceria institucional.

“Desde a sua fundação, a UPEA tem como missão desenvolver trabalhos de educação ambiental com foco em energias renováveis e esta é mais uma oportunidade de colocar essas ações em prática”, explicou Vicente de Oliveira, Diretor Geral do campus Rio Paraíba do Sul/UPEA.

Para a instalação da Planta, que se constitui em uma mini usina de produção, será construído um galpão com espaço para armazenamento do óleo de cozinha usado e do biodiesel que será produzido. A previsão é que as obras iniciem em junho deste ano.

“A UENF vai passar as orientações técnicas para a montagem da Planta. Nossa expectativa é que o biodiesel comece a ser produzido já no segundo semestre de 2013 para ser utilizado, inicialmente, em veículo experimental, geradores de energia e outras máquinas”, acrescentou Vicente.

A proposta é desenvolver trabalhos de pesquisa em diversas etapas do processo, entre elas: a produção; a avaliação da qualidade do biodiesel produzido; eficiência no uso de motores; e aproveitamento dos resíduos.

O projeto também irá envolver a área de extensão para a coleta do óleo de cozinha usado em residências, restaurantes, lanchonetes, fast-foods, pastelarias e outros, com a participação de estudantes do Instituto.

De acordo com o Diretor, serão firmadas parcerias com os demais campi do IFF para a realização dos trabalhos de pesquisa e extensão.

“O desenvolvimento deste projeto visa não só a pesquisa e extensão com o treinamento de estudantes e envolvimento de pesquisadores do IFF, mas também um trabalho de educação ambiental, pois o óleo recolhido não terá mais destino impróprio evitando, assim, a contaminação do ambiente”, finalizou.

Os professores Rodrigo Martins, Luiz Fernando Mendes e Eduardo Cordeiro serão os responsáveis na UPEA pela condução do projeto.