POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

UPEA recebe termo de outorga

por admin publicado 24/05/2012 10h42, última modificação 15/12/2017 16h14
Evento aconteceu na última quarta-feira, 23, no RJ. Participaram o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, José Augusto Ferreira, e o Diretor da UPEA, Vicente de Paulo.

No evento, realizado pela FAPERJ no Palácio da Guanabara-RJ, foi conferido à Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental – UPEA/IFF o termo de outorga referente à aprovação do projeto "Atualização do Acervo Bibliográfico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPEA) Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA) do Instituto Federal Fluminense".

De acordo com o Prof. Vicente, trata-se do primeiro projeto da UPEA aprovado pela FAPERJ e que tem como objetivo ampliar as ações para pesquisa no âmbito do IF Fluminense, por meio da aquisição de acervo bibliográfico para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, a ser disponibilizado na Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA).

“A aquisição do acervo bibliográfico visa ao atendimento de pesquisadores e estudantes do mestrado em Engenharia Ambiental, bem como aos pesquisadores e bolsistas dos núcleos de pesquisa relacionados às áreas de conhecimento envolvidas no projeto, que atuam na UPEA, quais sejam: Engenharia de Controle e Automação, Química e Meio Ambiente”, explicou Vicente.

Ainda segundo ele, foram aprovados R$50 mil que contemplarão a compra do acervo da área de Mecatrônica, Reestruturação Produtiva e Desenvolvimento Local, Química Ambiental, Ecotoxicologia Aquática, Espectros Moleculares e Interações de Fótons com Moléculas, Energias Renováveis, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Durante o evento foram assinados, no total, contratos com 262 pesquisadores para execução de projetos aprovados em cinco editais, lançados este ano pela FAPERJ, somando R$ 60,1 milhões em recursos. Estiveram presentes o Governador do Estado, Sergio Cabral; o Vice-Governador, "Pezão"; o Secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; o Presidente da FAPERJ, Prof. Ruy Garcia Marques; e representantes da Academia Brasileira de Ciências, Reitores e Pesquisadores.