Notícias

Publicação

15 anos da Essentia: mais um lançamento na programação comemorativa

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/04/2021 00h00, última modificação 10/10/2023 13h06
A terceira apresentação ao público para celebrar a Editora será nesta sexta-feira, 09 de abril, às 17h, com transmissão pelo IFFTube. As ações de aniversário continuam ao longo deste ano.
15 anos da Essentia: mais um lançamento na programação comemorativa

O livro analisa o risível como mecanismo gerador de incertezas, pulsão indisciplinada diante da rigidez de normas e valores (Arte: Essentia Editora)

 Para celebrar o aniversário de 15 anos da Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense, dando continuidade à série de lançamentos como parte das ações comemorativas, será apresentado ao público o livro "O riso na luta: comicidade, política e transgressão", obra contemplada pelo Edital de Apoio à Publicação de Livros da Essentia Editora – 2019. O evento, online, será realizado na próxima sexta-feira, 09 de abril, às 17h, com transmissão pelo canal oficial do IFF no YouTube, o IFFTube

 A obra investiga a comicidade a partir de suas potências transgressivas, fenômeno criador de aberturas possíveis à experiência da diferença, violando a ordem estabelecida pelos padrões normativos. O risível como mecanismo gerador de incertezas, pulsão indisciplinada diante da rigidez de normas e valores. Acesse o livro AQUI

 O autor, André Luiz Rodrigues Ferreira, é doutor e mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio); bacharel em Artes Cênicas pela UniRio; graduado na Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj); e bacharel em Direito pela Uerj. Atualmente, André é professor, pesquisador e performer no curso de Licenciatura em Teatro do Campus Campos Centro do IFFluminense. 

 O lançamento contará com a participação especial da professora doutora associada da UniRio, Tatiana da Motta Lima, que orientou o doutorado do autor do livro. A mediação será feita por Natália Deus de Oliveira Crespo (IFFluminense), membro da Comissão Organizadora dos 15 anos da Essentia Editora e, também, integrante do seu Conselho Editorial. 

 As atividades comemorativas dos 15 anos da Essentia Editora, com programação ao longo deste ano, podem ser acompanhadas no Portal de Eventos do IFF.  

Participe do lançamento!

Dia 09 de abril, sexta-feira

Às 17h

Pelo canal IFFTube