Notícias

Rediff

1ª Reunião de Dirigentes do IFF mobiliza gestores para a reflexão de seus papéis

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/11/2022 16h00, última modificação 31/08/2023 13h14
Gestores se reuniram no Centro de Convenções da Uenf com o objetivo de avaliar e refletir sobre suas atividades.
1ª Reunião de Dirigentes do IFF foi realizada nesta terça-feira, 01 de novembro

Cerimônia de abertura da 1ª Rediff (Foto: Divulgação/IFF).

 A 1ª Reunião de Dirigentes do IFF (Rediff) foi aberta na manhã desta terça-feira, 01 de novembro, no Centro de Convenções da Uenf, em Campos-RJ. O evento traz como tema "Avaliar para avançar", pensando na mobilização dos gestores para o engajamento e reflexões de seus papéis no futuro da Instituição.   

 Durante a abertura do evento, houve a declamação do poema "Dá-me tua mão", de Clarice Lispector, além dos poemas "Enleio" e "E agora, José?", de Carlos Drummond de Andrade. No mais, o vídeo institucional foi apresentado. 

 Logo após, a mesa de autoridades foi composta pela diretora de Desenvolvimento Institucional da Reitoria do IFF e presidente da comissão organizadora da Rediff, Alline Morais, pelo presidente do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Marcelo França, e pelo reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães. 

 "Esse evento tem sido pensado há um bom tempo, compreendendo o quanto a gente precisa se dedicar ao tempo de estarmos juntos, de pensarmos juntos", afirma Alline Morais. 

 Em seguida, o presidente do Sinasefe destacou que "temos passado por momentos difíceis, mas manteremos uma perspectiva positiva. Oriundo da Escola Técnica, aprendi com diversos professores que não pode haver a perda da esperança". Marcelo ainda ressaltou os valores de igualdade, de liberdade, democracia e fraternidade. "Temos certeza de que uma entidade sindical existe para defender os interesses dos trabalhadores que representa sem exceção. Pensamos em defender os trabalhadores da escola pública que lutam pela inclusão de todos. Devemos garantir que não haja retrocesso", complementa. 

 O reitor do Instituto Federal Fluminense destacou um agradecimento ao apoio do Sinasefe e aos colegas e convidados presentes. Jefferson também falou dos desafios dos profissionais da educação. "É simbólico estarmos reunidos aqui. Somos responsáveis pelo sucesso e pela liderança do projeto pedagógico transformador desta instituição", finalizou. 

 A programação seguiu com a palestra "Processos de Avaliação", mediada pelo pró-reitor de Ensino, Carlos Arthur Areas, e ministrada por Gustavo Henrique Moraes, pesquisador de carreira do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Atualmente acumula os cargos de coordenador geral de Instrumentos e Medidas Educacionais e diretor de Estudos Educacionais (substituto) do Inep, sendo responsável pelos estudos de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE).

 No período da tarde, também houve palestra com o  professor Weber Tavares da Silva Júnior, que estava atuando como Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás – IFGoiás, atualmente afastado de suas funções para cursar doutorado, e que trouxe contribuições valiosas sobre indicadores da Plataforma Nilo Peçanha.

 A matriz orçamentária foi o tema da última palestra, ministrada pelo pró-reitor de Orçamento e Administração do Instituto Federal do Sertão Pernambuco (IFSertão-PE), Jean Carlos Coelho de Alencar, que também coordena o Fórum de Administração e Planejamento (ForPlan) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O responsável pela mediação foi o pró-reitor de Administração do IFF, Guilherme Batista.

 Fechando o evento, o coro do Campus Cabo Frio, formado por quatro estudantes, se apresentou com cinco canções, uma delas autoral, mostrando o valor da arte e cultura no IFFluminense.





√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!