"2014 com você": guia de primeiros passos no IFF

por admin publicado 04/04/2014 15h20, última modificação 31/08/2023 12h46
No início do ano letivo de 2014, o Instituto Federal Fluminense (IFF) preparou uma série de matérias especiais com informações úteis aos estudantes, que serão publicadas aqui.

Cada campus do IFFluminense prepara uma recepção para integrar os alunos ingressantes com seus novos colegas, professores e servidores, assim como para passar informações sobre sua vida acadêmica. Para contribuir com esse processo, o Portal do IFF buscou informações úteis ao estudante.

O Registro Acadêmico é um dos primeiros setores com que os alunos entram em contato. É o setor responsável pela matrícula, por armazenar toda documentação do aluno durante sua vida acadêmica no IFFluminense e por fornecer documentos oficiais como declarações, certificados, históricos e diplomas.

Os estudantes que fizeram a matrícula com pendência de algum documento deverão, assim que iniciarem as aulas, regularizar sua situação junto ao setor.

“É muito importante que o aluno mantenha suas informações e documentação sempre atualizadas e regularizadas para não ter dificuldades em retirar documentos, como declaração para estágio, por exemplo”, explica Monica Azevedo de Freitas Almeida, coordenadora do Registro Acadêmico do Ensino Superior no campus Campos-Centro.

Os alunos do ensino superior que desejarem pedir aproveitamento de disciplina deverão ficar atentos ao prazo, que é sempre no início do semestre letivo.

As carteirinhas de estudante funcionam como sua identidade estudantil dentro do IFFluminense e são necessárias para a utilização do transporte urbano.

Os alunos do campus Macaé receberam a carteirinha no dia 31 de março, em um evento de recepção dos novos alunos. Nos campi Bom Jesus, Campos-Centro, Campos-Guarus, Itaperuna, e no Núcleo Avançado de São João da Barra as carteirinhas serão entregues aos alunos pelos setores responsáveis, tais como o Registro Acadêmico, Assistência de Aluno ou Coordenações de Curso, assim que emitidas. No campus Cabo Frio, é marcado o dia para tirar as fotos e a entrega é feita nas turmas. Até a emissão, os alunos podem solicitar no Registro Acadêmico uma Declaração de Matrícula, para comprovar seu vínculo com a Instituição.

Em Itaperuna, além da carteirinha de estudante, é necessário ter uma carteirinha especial para a utilização gratuita do transporte urbano municipal e intermunicipal, fornecida pela Prefeitura. Os alunos preencherão um formulário entregue pela Coordenação de Desenvolvimento dos Estudantes.

Os estudantes de Macaé deverão pegar um Atestado de Matrícula para se cadastrar na Prefeitura para utilizar o transporte público gratuitamente.

Os alunos de Quissamã usuários de transporte intermunicipal deverão solicitar a carteirinha no Registro Acadêmico do campus.

Os campi do IFFluminense oferecem Programas de Assistência Estudantil, como bolsas de transporte para alunos que residem em outros municípios. Os alunos poderão procurar o setor responsável para obter maiores informações.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 04/04/2014)