“2014 com você!”: Pesquisa e Extensão

por admin publicado 10/04/2014 17h50, última modificação 31/08/2023 12h47
O IFF tem como alguns de seus objetivos o desenvolvimento de atividades de extensão e a realização de pesquisas. Entenda um pouco mais e saiba como participar.

No Instituto, as oportunidades de atuação em bolsas de pesquisa e de extensão são oferecidas através de editais próprios que englobam projetos em diversas áreas temáticas de todos os campi. Os editais contêm informações sobre os tipos de bolsas, carga horária e como participar.

A Extensão estabelece uma relação de diálogo entre a Instituição e a comunidade em geral. Servidores e alunos do IFFluminense compartilham com a sociedade o conhecimento produzido, ao mesmo tempo em que recebem em retorno as práticas e conhecimentos gerados pela própria comunidade.

“Essas trocas são positivas para todos os participantes e, em especial, para os estudantes, cuja formação profissional se amplia para além dos conhecimentos adquiridos na Instituição, pois a extensão permite vivenciar realidades diferentes, além de fortalecer a prática da cidadania e conhecimento das questões sociais mais prementes na realidade brasileira de seu tempo”, explica Paula Aparecida Martins Borges Bastos, pró-reitora de Extensão e Cultura.

A Pesquisa é oferecida por meio de bolsas de formação científica e tecnológica, e de fomento ao empreendedorismo, que abrangem os diferentes níveis de ensino oferecidos no IFF. Assim, tanto alunos dos cursos técnicos de nível médio quanto estudantes da graduação e da pós-graduação podem trabalhar nas pesquisas desenvolvidas pelo IFF.

Para Sandra Soares de Miranda, diretora de Pesquisa e Inovação do IFFluminense, através da pesquisa, o aluno desenvolve sua capacidade de raciocínio e pensamento crítico, sendo fundamental para sua formação de modo geral. “A formação científica deve começar o quanto antes possível na vida do estudante. Pelo fato de o IFF trabalhar com diferentes níveis de ensino, desde o médio até a pós-graduação, os estudantes têm a oportunidade de trabalhar a pesquisa de forma verticalizada, podendo começar já no ensino médio”, reforça Sandra.

O estudante que tiver interesse em atuar em projetos de pesquisa ou extensão, sem recebimento de bolsa, pode participar como “aluno voluntário”, desde que o coordenador tenha interesse em orientá-lo. Para isso, o aluno deve preencher o “Termo de Aluno Voluntário”, assinando juntamente com o coordenador do projeto e a respectiva Pró-Reitoria. O aluno terá direitos e obrigações como os bolsistas de extensão ou pesquisa, porém sem direito à remuneração pela atividade.

O IFFluminense possui também o Programa de Apoio à Produção Acadêmica, que incentiva a participação de alunos participantes dos projetos de extensão e pesquisa, bolsistas e voluntários, em eventos científicos e na publicações em periódicos.

Os alunos que tiverem interesse em participar das atividades de pesquisa e extensão deverão ficar atentos às inscrições, sempre noticiadas aqui no Portal.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 10/10/2014)