“2014 com você!”: Programa de Assistência

por admin publicado 09/04/2014 16h14, última modificação 31/08/2023 12h45
Na terceira reportagem da série "2014 com você!", conheça o Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal Fluminense e saiba como participar.

Com o intuito de afirmar o aspecto democrático da educação e aumentar as oportunidades para os cidadãos brasileiros, os Institutos Federais oferecem Programas de Assistência Estudantil, que viabilizam e facilitam o acesso ao ensino público.

No âmbito do Instituto Federal Fluminense, a implantação de Programas de Assistência Estudantil se faz em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Fluminense (PDI 2010-2014). Além de contribuírem para a permanência do estudante até a conclusão do curso, os programas estimulam o aprofundamento nos estudos e a vinculação de sua trajetória escolar com o trabalho e as práticas sociais.

Os Programas Básicos de Assistência Estudantil, que se estendem a todos os estudantes do IFFluminense, de qualquer nível e modalidade de ensino, são:

- Programa de Saúde e Apoio Psicossocial;

- Programa de Desenvolvimento Técnico-Científico, Educacional e de Pesquisa;

- Programa Cultura, Arte e Esporte;

- Programa de Iniciação Profissional;

- Programa Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas;

- Programa Moradia/Transporte/Alimentação;

- Programa Proeja.

Já as Bolsas implicam procedimentos diferenciados para a sua implementação e acompanhamento, como a definição de atividades específicas no âmbito escolar e a vinculação a um plano de atividades. Algumas modalidades de Bolsas oferecidas pelo IFFluminense:

- Bolsa de Monitoria;

- Bolsa de Iniciação Docente (Pibid);

- Bolsa Atleta;

- Bolsa de Apoio e Desenvolvimento Tecnológico;

- Bolsa de Iniciação Profissional;

- Bolsa Educação a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas;

- Bolsa Permanência (Moradia/Transporte/Alimentação).

Como cada benefício deve se adequar às necessidades e ao perfil dos estudantes de cada campus, é importante que o aluno procure os setores responsáveis pela distribuição das vagas e seleção e fique atento aos Editais que são publicados no Portal do IFF.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 09/04/2014)