Eleições IFF 2023

“Estabeleceremos canais e espaços para escuta ativa da comunidade e realizaremos o mapeamento das necessidades emergenciais”, diz Victor Saraiva.

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/11/2023 15h41, última modificação 28/11/2023 14h56
Entrevista com o candidato a reitor do Instituto Federal Fluminense, Victor Barbosa Saraiva, nas Eleições IFF 2023.
Victor Barbosa Saraiva

Victor Barbosa Saraiva (Foto: Divulgação).

O professor Victor é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas, mestre em Ciências Biológicas e doutor em Ciências, com pós-doutorado em Bioquímica de Micro-organismos pela UFRJ. Desde 2008, atua como professor no IFF, ministrando as disciplinas da área de Biologia no Curso Técnico em Química, Licenciatura em Biologia, Engenharia Mecânica, Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental e Doutorado Profissional em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicada em Recursos Hídricos. Atuou como coordenador de Ensino Superior e Pesquisa e diretor de Administração. Atualmente, exerce a função de diretor-geral do Campus Cabo Frio. Seu plano de gestão está disponível na página das Eleições 2023 do IFF.

Portal do IFF: O que o senhor vai fazer nos primeiros 100 dias do mandato?

Estabeleceremos canais e espaços para escuta ativa da comunidade e realizaremos o mapeamento das necessidades emergenciais. Criaremos a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis para a coordenação de ações para as políticas de assistência estudantil e formação integral dos estudantes. Será criado o Escritório de Projetos e Captação de Recursos, para viabilizar melhorias na infraestrutura e nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Portal do IFF: Quais áreas do IFF ou campus precisam ter mais investimentos e como fazer?

Focaremos na assistência estudantil, viabilização de viagens técnicas, infraestrutura dos setores administrativos e laboratórios, manutenção de equipamentos didáticos e acessibilidade. Para tanto, os critérios de distribuição dos recursos orçamentários previstos na Lei Orçamentária Anual do IFF serão revistos e outras fontes de recursos serão prospectadas a partir do Escritório de Projetos e Captação de Recursos.

Portal do IFF: Na sua gestão, o que vai mudar no ensino, pesquisa e extensão?

Além da integração do ensino, pesquisa e extensão, a proposta é fortalecer os processos para modernizar a política de acesso, gestão acadêmica e promover a verticalização em nossa instituição. Propomos, ainda, criar um repositório institucional de boas práticas em metodologias e tecnologias educacionais. Em relação à extensão, apoiaremos os campi no diálogo com os territórios, elaborando fluxos claros e transparentes para o estabelecimento de parcerias. No âmbito da pesquisa, a captação de recursos financeiros será potencializada para o desenvolvimento da inovação e empreendedorismo, investindo nos programas de iniciação científica e na institucionalização da taxa de bancada como ação de incentivo aos projetos de pesquisa.

Portal do IFF: O que propõe para evitar a evasão escolar?

A partir de um diagnóstico, buscaremos identificar as causas da evasão escolar para atualização do Plano Estratégico de Permanência e Êxito do IFFluminense, fortalecendo os fóruns técnicos de assistência estudantil que, em articulação com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, trabalhará intensamente em aspectos como alimentação e transporte dos estudantes.

Portal do IFF: Quais as propostas para os servidores técnico-administrativos e professores?

Para todos os servidores será priorizada a valorização das carreiras e a expansão das ações de capacitação. Será constituído um Programa de Acolhimento ao Servidor para apoiar aqueles que estejam passando por momentos desafiadores em suas vidas. Também serão estabelecidas e/ou reestruturadas as políticas de Prevenção e Enfrentamento aos Assédio e Discriminação e de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho dos Servidores, e a relação com a CISPCCTAE e CPPD.

Portal do IFF: Qual a sua visão sobre flexibilização e teletrabalho?

Entendemos a flexibilização e o teletrabalho como novas formas de organização  do trabalho e ferramentas de gestão importantes para o alcance dos resultados institucionais positivos, pois contribuem para a ampliação do atendimento ao público e para o aumento da qualidade de vida dos servidores técnico-administrativos. Por isso, defendemos o fortalecimento e a ampliação de ambas as formas de (re)organização do trabalho. Especificamente, em relação ao teletrabalho, defendemos a implantação das orientações previstas nas normativas, inclusive a desobrigação do registro do ponto.

As eleições para reitor do IFF e diretores-gerais dos campi acontecem em 6 de dezembro.

Em acordo com o regramento do processo eleitoral do IFFluminense, cada candidato a reitor tem a oportunidade de responder a perguntas elaboradas pelo Fórum dos Comunicadores em formato pingue-pongue, com tamanho limitado e publicação simultânea com a de seu concorrente.