Notícias

Evento

“Novembro Negro” promove debates sobre povos africanos e afro-brasileiros no IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/10/2020 16h03, última modificação 31/08/2023 13h00
Inscrições seguem abertas até o dia 05 de novembro, e programação será totalmente online.
“Novembro Negro” promove debates sobre povos africanos e afro-brasileiros no IFF

Palestras, minicursos e atividades culturais estão na programação online (Arte: Lionel Mota).

 O tradicional evento “Novembro Negro”, que desde 2013 é realizado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana, ganha nova amplitude neste ano de 2020. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus que exige o distanciamento social, o evento não se apequenou, ao contrário, cresceu e ganhou caráter institucional com a participação de todos os campi.

 A programação, que será virtual, já está com inscrições abertas, gratuitas, até o dia 08 de novembro para todos os interessados, sejam do IFF ou da comunidade externa. Para se inscrever, é necessário acessar o site oficial.

 O evento será realizado de 16 a 19 de novembro com palestras, minicursos, mesas-redondas e atrações culturais com o objetivo de promover discussões sobre a temática “Lutas e Desafios da População Negra: Violência, Resistência e Protagonismo”, envolvendo os povos africanos e afro-brasileiros.

 “É um evento que pretende discutir a fundamental temática da defesa dos direitos da população negra, estimulando cada vez mais uma postura antirracista. Neste ano de 2020, especialmente, queremos destacar o protagonismo negro, bem como trazer para o debate a questão da violência e do apagamento da cultura negra”, ressalta a coordenadora do Novembro Negro, a professora do IFF Bom Jesus Karina Hernandes Neves.

 As atividades começam na segunda-feira, 16 de novembro, às 17h30min, e seguem até o dia 19 com programação nos turnos da tarde e noite. Entre os destaques, Karina aponta a participação da escritora Geni Guimarães. “Mundialmente conhecida, é uma referência nacional como escritora negra e vencedora do prêmio Jabuti”, diz, acrescentando, ainda, o lançamento pelo Centro de Memória e pelo Neabi Bom Jesus do curso online sobre História da África, coordenado pelo professor Fabrício Luis Pereira; e o protagonismo juvenil. “Os bolsistas dos Projetos de Extensão Quartas Musicais e Sarau do IFF convidam o grande músico e ativista negro Marcelo Benjá para uma Live Musical entremeada com muita discussão antirracista”, complementa.

 Toda a programação, que pode ser conferida no site oficial, será transmitida pelo IFFTube, canal do IFF no YouTube. A expectativa é de cerca de 500 participantes, número alcançado em abril com o evento, também online, Abril Indígena. “A experiência exitosa me faz acreditar que teremos o mesmo sucesso no Novembro Negro”, diz Karina.

 O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi/Campus Bom Jesus do Itabapoana), pela Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade do IFF, além da Comissão Organizadora e Científica, instituída pela Portaria IFF N.º 638/2020

 

Serviço:
Novembro Negro - Lutas e Desafios da População Negra: Violência, Resistência e Protagonismo
16 a 19 de novembro de 2020
https://www.even3.com.br/novembronegroiff2020/
Gratuito

 

 

 

 

 

 

registrado em: , ,