6ª Feira de Oportunidades chega ao fim com expectativas superadas

por admin publicado 22/09/2023 20h24, última modificação 27/10/2023 20h39
O evento, aberto ao público, aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro.
6a fo 5

A 6ª Feira de Oportunidades chega ao fim nesta sexta-feira, 22 de setembro, com forte presença de estudantes, trabalhadores e profissionais recém-formados em busca de informações sobre o mercado de trabalho, vagas de estágio, emprego, formação e qualificação profissional.

O evento, promovido pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), contou com a participação de dezenas de empresas e instituições de educação, e foi realizada nos dias 21 e 22 de setembro, no IFF Campos Centro, em Campos-RJ.

Ricardo, representante das empresas Brazil Safety Service (BSS) e Brazil Fire Prevention Service (BFPS), ressaltou a oportunidade de apresentar aos estudantes um setor pouco conhecido. "O evento está sendo muito legal, pois estamos conseguindo o contato com os alunos, mostrando outras vertentes e outras áreas para serem trabalhadas", comentou o profissional.

O estudante Marco Aurélio, 23 anos, do 5º período de Licenciatura em Letras, do Campus Campos Centro do IFF, passou boa parte do segundo dia de evento explorando a diversidade entre as instituições presentes. “É animador ver tantos jovens interessados em aproveitar as oportunidades oferecidas aqui na Feira. Essa variedade de opções certamente contribui para que nenhum interessado fique de fora”, afirma o estudante.

Além da busca por vagas de emprego, muitas pessoas também visitaram a Feira de Oportunidades em busca de formação e de qualificação profissional. Diversas instituições de ensino, entre elas as que compõem o Fidesc, apresentaram seus cursos e atividades para o público. No stand do IFF, por exemplo, servidoras da Pró-reitoria de Ensino estavam tirando dúvidas e fazendo a inscrição de candidatos aos cursos técnicos e de graduação do IFF, que estão com Processo Seletivo e Vestibular abertos, para o 1º semestre de 2024.

O stand do IFF também contou com informações para quem deseja montar sua empresa ou startup. O Polo de Inovação do IFFluminense e a TEC Incubadora apresentaram, respectivamente, seus projetos e oportunidades para transformar ideias em negócios.

Ao final da Feira, Jefferson Manhães, reitor do Instituto, fez um rápido balanço do evento. "Essa sem dúvida alguma foi a melhor feira de oportunidades, com o maior número de instituições, com o maior número de público, com o maior conjunto de atividades. Nós estamos chegando ao final da 6ª Feira de Oportunidades com um gostinho de querer mais, sabendo que essa foi a melhor de todas. Só será um pouquinho pior do que a próxima, a sétima, que eu tenho absoluta certeza que será muito melhor do que a sexta. O sucesso nosso é ver a alegria da juventude que chega aqui na esperança de uma oportunidade, quando a gente vê as empresas muito felizes por terem encontrado um conjunto de potências, de pessoas, de possíveis profissionais e colaboradores", disse.

O reitor também aproveitou para tecer agradecimentos aos seus colegas organizadores: "Eu queria muito agradecer a todas aquelas e aqueles que nos ajudaram: os nossos organizadores - e aqui eu quero registrar duas pessoas muito importantes: a Cátia, nossa pró-reitora de Extensão, representando o conjunto de pessoas das instituições e universidades que ajudaram a organizar a feira, e também a um outro colega, o Gerônimo, que desde 2010 esteve conosco, construindo as feiras".

A 6ª Feira de Oportunidades é uma realização do Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), Prefeitura de Campos, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Faetec e  Sest/Senat.

Conta com os seguintes apoiadores: Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Águas do Paraíba, Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT - RJ), Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Incubadora de Base Tecnológica (TEC Campos), Fundação Pró-IFF, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea - RJ), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sicoob Fluminense, Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro/NF), Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo), Sistema Firjan, Forte Telecom e TsT Group.

Fidesc - O Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos congrega 13 instituições: IFF, Uenf, UFF, UniRedentor, Estácio de Sá, Universo, Isecensa, Uniflu (Fafic, FDC e Odonto), Faculdade de Medicina de Campos, Candido Mendes e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!