Empregabilidade

6° Feira de Oportunidades é lançada oficialmente

por Comunicação Social da Reitoria publicado 03/08/2023 14h35, última modificação 31/08/2023 13h18
O evento de lançamento foi realizado dia 31 de julho, no auditório da Firjan, e contou com a presença de representantes das instituições realizadoras, empresas parceiras, apoiadores e imprensa.
6° Feira de Oportunidades é lançada oficialmente

Evento promove o encontro da academia com o setor produtivo (Arte: Lionel Mota/IFF).

A 6° Edição da Feira de Oportunidades foi lançada oficialmente pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), na manhã de segunda-feira, dia 31 de julho, no auditório da Firjan. Na ocasião, foi apresentada a programação da Feira, que será realizada nos dias 21 e 22 de setembro de 2023, no IFF Campus Campos Centro.

O evento contou com a presença de representantes das instituições realizadoras: Fidesc (IFF, UFRRJ, Uenf, UFF, Universo, Estácio de Sá, Universidade Candido Mendes, Isecensa, Faculdade de Medicina de Campos e Uniflu), Prefeitura de Campos, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Faetec e  Sest/Senat.

Também participaram os apoiadores: Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Águas do Paraíba, Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT - RJ), Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL),  Incubadora de Base Tecnológica (TEC Campos), Fundação Pró-IFF, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Sicoob Fluminense, Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro - RJ) e Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo).

A cerimônia foi iniciada por Francisco Roberto de Siqueira, presidente da Firjan, que disse estar orgulhoso por poder contribuir com mais uma edição da Feira "em um momento especial para todos nós, que completamos 75 anos de Senai Campos", destacou.

O presidente do Fidesc e também reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães, agradeceu a parceria da Prefeitura de Campos para a realização do evento que oferece muitas oportunidades de emprego para as pessoas da região norte fluminense. "É importante registrar que o poder público do município está muito atento e conosco neste grande desafio", enfatizou Jefferson, acrescentando:

"Nós fomos desafiados neste contexto de criar oportunidades. Nós estamos aqui com empresas de grande relevância na região para que a gente crie oportunidades de encontro entre parceiros que querem construir e avançar seus desafios e precisam de profissionais altamente qualificados. É a este encontro que a Feira se propõe. De um lado, as empresas e organizações que têm exigências para conseguir vencer seus desafios e, de outro, um conjunto de trabalhadores que se prepara em nossas instituições para que possa colaborar com estes desafios.", explicou o reitor do IFF.

O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, assumiu que irá dar apoio e contribuição a este evento e falou sobre a necessidade de trabalharem para que a Feira se torne cada vez mais importante regionalmente. "É importante que a gente entenda a necessidade da região caminhar de maneira uniforme", disse o prefeito.

Em seguida, Cátia Viana, pró-reitora de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade do IFF, apresentou os objetivos do evento, enfatizando o seu papel de estreitar o relacionamento entre comunidades acadêmicas e o mundo do trabalho, tendo a interveniência do poder público. "Todos os interessados no desenvolvimento regional e com responsabilidade social, ou seja, preocupados com as pessoas, não só no presente, mas também com o futuro delas.", complementou. "O futuro se dá através da educação e de políticas públicas que preparam e acolhem. É para isto que este evento vai acontecer", finalizou.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!