Eleições IFF 2019

Definida composição da Comissão Eleitoral Central

por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 23/10/2019 10h40, última modificação 10/10/2023 12h58
O IFF também homologou a escolha dos presidentes das Comissões Eleitorais Locais dos campi e da unidade Reitoria.
Definida composição da Comissão Eleitoral Central

A homologação da Comissão Eleitoral Central e dos presidentes das Comissões Eleitorais dos campi da unidade Reitoria foi divulgada nessa terça-feira, 22 de outubro, pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), por meio da Resolução Nº 49/2019. A lista contém os nomes do presidente, vice-presidente, secretários, além de titulares e suplentes nos segmentos docente, discente e técnico-administrativo em educação (TAE) da Comissão Eleitoral Central e também os nomes dos presidentes das Comissões Eleitorais Locais por campus e unidade Reitoria.

A eleição das Comissões Eleitorais Locais (com representantes titulares e suplentes docentes, discentes e técnico-administrativos) e a composição da Comissão Eleitoral Central são etapas do Processo de Consulta à comunidade para indicação de reitor e diretores-gerais para novo mandato a partir de 2020. Servidores e estudantes do IFF puderam escolher seus representantes para as Comissões Locais nos dias 09 e 10 de outubro, por meio eletrônico, com senha encaminhada para o e-mail individual dos servidores e estudantes aptos a votar. Cada eleitor votou em apenas uma chapa de sua categoria.

Após a eleição, as Comissões Eleitorais Locais instituídas escolheram seus respectivos presidentes, assim como indicaram um membro de cada segmento para compor a Comissão Eleitoral Central em reunião específica, atendendo à Resolução Nº 41/2019, que regulamenta as Eleições IFF 2019. Esta resolução também determina que o presidente e o vice-presidente da Comissão Eleitoral Central sejam escolhidos entre os seus integrantes e homologados pelo Conselho Superior (Consup).

É responsabilidade da Comissão Eleioral Central a elaboração das normas para as Eleições de reitor e diretores-gerais dos campi, a serem submetidas à aprovação do Conselho Superior nesta quinta-feira, dia 24 de outubro de 2019.

O IFF publicou no Portal de Seleções nesta segunda-feira, 21 de outubro, a Portaria N.º 1834/2019, que retifica a lista de servidores e discentes indicados pelos diretores-gerais dos campi e unidade Reitoria para composição das Comissões Eleitorais Locais, e também o Edital Nº 165/2019, que retifica a homologação das Comissões Eleitorais Locais.

Confira as atribuições das Comissões Eleitorais!

Central

Segundo a Resolução Nº 41/2019, que deflagrou as Eleições IFF 2019, compete à Comissão Eleitoral Central: I - elaborar as normas, disciplinar os procedimentos de inscrição dos candidatos e de votação e definir o cronograma para a realização dos processos de consulta; II - coordenar o processo de consulta para o cargo de Reitor, em cada campus, e deliberar sobre os recursos interpostos; III - providenciar, juntamente com as comissões eleitorais dos campi, o apoio necessário à realização do processo de consulta; IV - credenciar fiscais para atuar no decorrer do processo de consulta; V - publicar e encaminhar os resultados da votação ao Conselho Superior; e VI - decidir sobre os casos omissos, sendo o Conselho Superior a instância recursal máxima.

Locais (nos campi e na unidade Reitoria)

A Comissão Eleitoral Local de cada campus do IFF e da unidade Reitoria tem as seguintes atribuições: I - coordenar o processo de consulta para o cargo de Diretor-Geral de campus, de acordo com as diretrizes e normas estabelecidas pela comissão eleitoral central e deliberar sobre os recursos interpostos; II - homologar as inscrições deferidas e publicar a lista dos eleitores votantes; III - supervisionar as ações de divulgação de cada candidatura; IV - providenciar o apoio necessário à realização do processo de consulta; V - credenciar fiscais para atuar no decorrer do processo de consulta; e VI - encaminhar à comissão eleitoral central os resultados da votação realizada no campus.

Todas as informações sobre o Processo de Consulta à comunidade para eleição de reitor e diretores-gerais do IFFluminense 2019 podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.