Educação Inclusiva

IFF contrata 35 profissionais para atendimento a estudantes com necessidades especiais

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/11/2022 10h00, última modificação 31/08/2023 13h14
Com verbas disponibilizadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, as contratações foram possíveis, visando melhorias na educação inclusiva.
Napnee.png

Participantes da Roda de Conversa sobre a regulamentação dos tradutores e interpretes de Libras, em 2018

O Instituto Federal Fluminense contratou 35 profissionais para atuação nos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnees), com o objetivo de promover a melhoria na assistência e apoio aos alunos com deficiências e/ou transtornos de aprendizagem, com fornecimento de mão de obra para a execução das atividades que são de responsabilidade de cada profissional.

Os profissionais de nível superior qualificados para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), mediadores, cuidadores e intérpretes de Libras foram distribuídos entre os campi Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Maricá, Quissamã, Santo Antônio de Pádua, São João da Barra e Reitoria. A verba utilizada para esta ação está prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) e foi disponibilizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

O diretor de Políticas Estudantis do IFF, Mauricio Vicente, conta que "a contratação de múltiplos profissionais para a educação inclusiva no Instituto Federal Fluminense é um sonho antigo e fruto de uma ampla luta da Rede Federal por melhorias neste processo". Ele também destaca o efetivo fortalecimento dos Napnees em todos os campi.

"Isso não se constitui só como uma ação de gestão, mas, principalmente, no fortalecimento de uma ideia e de um projeto: de que a educação é um direito que deve ser para todos. Com essa nova realidade no Instituto, ganham todos os estudantes com ou sem algum tipo de necessidade especial, já que os profissionais permitirão uma maior interação e diálogo na comunidade escolar. Também ganham as famílias, ganha a sociedade e, principalmente, ganha o IFFluminense, fazendo o que lhe é conferido de forma legal, na possibilidade da diversidade, na troca de experiências e na demonstração de que uma boa educação modifica vidas e constrói futuros melhores", finaliza Mauricio.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!