Ingresso de Servidor

IFF realiza Cerimônia de Posse dos novos servidores

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/05/2023 11h39, última modificação 31/08/2023 13h16
Novos técnico-administrativos assinaram termo de posse e participaram de um Seminário de Integração, no auditório do IFF Guarus.
IFF realiza Cerimônia de Posse dos novos servidores

Novos técnico-administrativos assinam termo de posse

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal Fluminense recepcionou 35 novos servidores durante a Cerimônia de Posse Coletiva e Seminário de Integração, realizada nesta quarta-feira, dia 03 de maio de 2023, no auditório do Campus Guarus.

Os aprovados no concurso público para cargos técnico-administrativos em educação irão atuar em diversas áreas e foram destinados para diferentes campi do Instituto.

A cerimônia se iniciou com apresentação do coral composto pelos alunos de Licenciatura em Música do Campus Guarus e, em seguida, o reitor do Instituto, Jefferson Manhães, fez um emocionante discurso sobre a importância do trabalho dos novos aprovados para a construção de uma educação inclusiva e transformadora.

"A educação é feita por todos os funcionários que compõe a escola, que auxiliam e tornam o trabalho do professor possível. Vocês foram convocados para nos ajudar a tirar todas as barreiras que possam impedir a ação de formar pessoas na sua integralidade e, assim, trabalharem na preparação da cultura de paz. Esse concurso se tratou da convocação de profissionais que irão cuidar daqueles que cuidam", dissertou Jefferson, que finalizou sua fala mencionando a frase "As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educarmos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, nesse dia estaremos a educar para a paz", citação da educadora Maria Montessori.

"Que nós possamos olhar um para o outro como aqueles que vão ajudar a formar pessoas mais solidárias e comprometidas em melhorar nosso país, o transformando em uma nação mais generosa, que acolha e não perca ninguém de vista", concluiu o reitor.

"Todos na sua existência têm o direito de poder se desenvolver em todas as suas possibilidades", destacou o reitor do IFFluminense.

Após sua fala, os aprovados assinaram o termo de posse e a psicóloga da Gestão de Pessoas do IFF, Viviane Lopes, apresentou um vídeo sobre Direitos Humanos, salientando que os novos técnico-administrativos serão ponte para a garantia desses direitos que protegem a dignidade das pessoas.

A cerimônia, que durou toda manhã, se encerrou com uma reflexão sobre o papel do educador feita por Maurício Vicente, diretor de Políticas Estudantis do IFFluminense.

No turno da tarde foi realizado o Seminário de Integração, no qual foram apresentadas informações sobre a Rede Federal, sua estrutura organizacional, missão e valores, além de informações relacionadas ao cargo de posse e orientações para a entrada em exercício no campus de lotação.

Exame de Investidura dos aprovados

Na última semana de abril, os candidatos aprovados no concurso público para atuarem no cargo técnico-administrativo em educação do IFFluminense tiveram que passar pelo exame médico admissional, exigido para a posse do servidor público.

Os candidatos compareceram à Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho do Instituto, onde foram feitas consultas de enfermagem, realizadas pela enfermeira Bárbara Figueiredo junto com a estagiária Lavynia Gomes, e avaliação médica, pelo médico José Guerreiro.

A assistente social, Paula Clarck, também informou os novos servidores a respeito da Lei 8.112/90, sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto N° 1.117/9) e sobre as licenças e outras perícias em saúde.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!