Notícias

Ciência e Tecnologia

VII Conpg: estudantes de Pós-graduação do IFF apresentam suas pesquisas no quarto dia do evento

por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/06/2022 11h47, última modificação 10/10/2023 13h14
Foram apresentados trabalhos nas áreas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Arquitetura e Urbanismo.
VII Conpg: estudantes de Pós-graduação do IFF apresentam suas pesquisas no terceiro dia do evento

Evento será realizado online (Imagem: adaptação/Uenf)

 Nesta quinta-feira, 23 de julho, foi realizada a sessão de apresentação oral de trabalhos científicos do VII Congresso Fluminense de Pós-Graduação (Conpg), organizado em parceria entre a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Na sessão, os estudantes do Doutorado Profissional em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AmbHidro) e do Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias, ambos do IFF, apresentaram suas pesquisas.  

 A estudante, Virgínia Siqueira Gonçalves, do AmbHridro, apresentou sua pesquisa intitulada "Origem dos resíduos plásticos em corpos hídricos: uma revisão sistemática da literatura". Virgínia afirmou que "um quinto dos resíduos sólidos produzido é composto por embalagens, e diariamente 25 mil toneladas de embalagens são jogadas fora", e explicou a necessidade de implantação de indicadores de sustentabilidade para a gestão deste tipo de resíduos. 

 Ainda no mesmo doutorado, a pesquisa "Indicadores ambientais como ferramenta de apoio à tomada de decisão na gestão do uso múltiplo das águas", do estudante Ronald Rocha de Jesus, também foi apresentada. Ele detalhou os principais indicadores que são "atualmente empregados como ferramenta de suporte à tomada de decisão na gestão de recursos hídricos, na escala das bacias hidrográficas, no que concerne o uso múltiplo das águas". 

 Já nas apresentações do Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias, o estudante Manoel Victor da Costa Carvalho trouxe seu trabalho denominado "Modelo para análise da acessibilidade arquitetônica em arquivos e bibliotecas universitários". Manoel abordou sobre a importância da inclusão das pessoas em instituições de educação a partir de uma arquitetura acessível. O discente propõe "um modelo de diagnóstico dessa condição nesses tipos de espaços, contendo orientações e checklist que auxiliem os procedimentos de investigação realizado pelos profissionais, arquitetos e engenheiros". 

 Além disso, a estudante Mayara Cristina Pereira Leite dos Reis também apresentou sua pesquisa intitulada "Interfaces para a assessoria técnica: tecnologias sociais aplicadas na Ocupação Novo Horizonte, Campos dos Goytacazes-RJ". Mayara explica que o conceito de interface, no campo da arquitetura, pode ser entendido como uma ferramenta que favorece a autonomia e emancipação de grupos sócio-espaciais. A estudante conta que, na Ocupação Novo Horizonte, "as famílias foram privadas da livre circulação, abastecimento de água potável e energia elétrica, entre outros serviços urbanos, tendo suas vidas diariamente vigiadas por seguranças privados contratados pela construtora do empreendimento". No mais, o objetivo da pesquisa é justamente "a confecção de um catálogo de interfaces para a problematização e elaboração das demandas (principalmente de moradia) das famílias na Ocupação", explica Mayara. 

 O VII Conpg é realizado conjuntamente com o XIV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict). Estão previstas palestras, apresentações orais e em banners, além de atividades culturais até esta sexta-feira, 24 de junho. Durante o evento, há a oportunidade de interagir com os participantes e convidados, que possuem ampla experiência nos temas relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação. Saiba mais clicando AQUI


√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!