A 6° Feira de Oportunidades já começou

por admin publicado 21/09/2023 22h21, última modificação 27/10/2023 20h39
O evento acontece no IFF Campus Centro, das 14h às 20h, e prossegue até amanhã, dia 22 de setembro. A Feira conta com 60 empresas, instituições e associações, como a Apae e Apoe.
Whatsapp image 2023 09 21 at 22 25 04

A sexta edição da Feira de Oportunidades foi aberta nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, no Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense. Gestores do Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), o prefeito municipal, Wladimir Garotinho, representantes das empresas e instituições apoiadoras e parceiras, além de gestores do IFF, estudantes e comunidade em geral marcaram presença.

A cerimônia de abertura foi iniciada por Jonivan Coutinho Lisboa, diretor de Pesquisa e Pós-graduação do Campos Centro do IFF e, em seguida, José Maria Rangel, gerente executivo de responsabilidade social da Petrobras, representou todas as empresas participantes.

O reitor do Instituto Federal Fluminense e também presidente do Fidesc, Jefferson Manhães, falou sobre a importância de oferecer oportunidades aos jovens e falou às empresas presentes "não vamos deixar de realizar esta agenda positiva, este sinal de esperança, esta potência que agrega a vida de todos nós". E destacou: "o Brasil virou a página, a nossa economia já tem percebido esses avanços, então é hora de transformar o crescimento econômico em desenvolvimento. Estamos juntos em prol de uma única coisa: uma vida melhor para todas as pessoas".

O prefeito Wladimir Garotinho assumiu compromisso em dar apoio em todas as edições deste evento tão importante na cidade. “A prefeitura entende que a juventude, principalmente, precisa de oportunidades e aqui eles vão encontrar mais de 50 empresas apresentando seus portfólios e necessidades". Além disso, Wladimir enfatizou que hoje, dia 21 de setembro, é comemorado o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência e, neste ano, a Feira de Oportunidades conta com a presença da Apae e da Apoe. "Eles também merecem ser incluídos no mercado de trabalho e serem vistos com um olhar mais diferenciado", destacou.

"Estamos honrados e emocionados pelo convite que nos foi dado para participar da 6° Feira de Oportunidades. A Apae, por meio do projeto Qualificando para o Amanhã, prepara jovens de 14 a 18 anos para o mercado de trabalho. Inclusive, já temos muitos incluídos em grandes empresas da cidade", explica Regina Célia Carvalho, presidente da Associação.

Lauro Pyetro dos Santos Freitas, usuário dos serviços sociais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) falou de sua experiência. "Os professores nos capacitam de pouco a pouco, para que possamos aprender a trabalhar e, inclusive, para desenvolver nossa autoestima. A Apae nos prepara para a competitividade do mercado de trabalho, para romper barreiras e para o amanhã, por isso o nome do projeto é Qualificando para o Amanhã".

O evento prossegue até amanhã, dia 22 de setembro, das 14h às 20h, e conta com stands de 60 empresas, instituições e associações divulgando suas atividades, ofertas de estágio e emprego. Há também palestras, mesas-redondas e oficinas.

Os detalhes sobre a programação podem ser conferidos  AQUI