Serviço Social

A Questão Social no Norte Fluminense é o novo livro lançado pela Essentia Editora

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/07/2022 16h12, última modificação 31/08/2023 13h10
Trata-se de uma obra coletiva organizada pelos professores Carlos Moraes e Juliana Mendes. Pode ser lida gratuitamente em sua versão digital no site da editora.

Coletânea trata de questões sociais na região Norte Fluminense como pobreza, exclusão social, desenvolvimento e planejamento regional (Arte: Claudia Ferreira/Essentia).

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense acaba de lançar uma nova obra: “A Questão Social no Norte Fluminense: expressões e enfrentamentos”, livro coletivo organizado pelos professores Carlos Moraes e Juliana Mendes, em articulação com pesquisadoras e docentes da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Departamento de Serviço Social de Campos - além de pesquisadoras brasileiras e argentina convidadas.

O livro traz uma análise do tema no Brasil contemporâneo abordando sua origem e o aprofundamento de desigualdades sociais, a destruição de riquezas naturais na região e as formas de resistência, salientando particularidades do trabalho de assistentes sociais. Sua publicação coincide com as comemorações do jubileu de diamante – 60 anos - do curso de Serviço Social da UFF, em Campos, o primeiro superior implantado na região Norte Fluminense.

"Diante de tão diversa e profícua produção acadêmica, esperamos contribuir para a compreensão mais ampla das diferentes expressões da questão social no Norte Fluminense para que se possa avançar em estratégias para o seu enfrentamento."

“Portanto, não é ocasional a reflexão desenvolvida a respeito da região, dos sujeitos e grupos sociais, das políticas sociais e das expressões da Questão Social, esta última, objeto de trabalho profissional”, destacam os organizadores, Carlos Moraes e Juliana Mendes.

Direcionada a estudantes, professores, pesquisadores de Ciências Humanas e Sociais e leitores interessados nas questões sociais no Norte Fluminense, a obra está disponível para leitura em sua versão digital no site oficial da Essentia Editora.

“O livro objetiva visibilizar análises dos processos contraditórios inerentes à questão social, contribuindo para a compreensão mais ampla de suas diferentes expressões na particularidade do Norte Fluminense, afirmando a necessidade de seu enfrentamento coletivo", afirmam.

Dividido em três partes, o livro conta com abordagens desde a questão social no Brasil do século XXI e suas expressões no Norte Fluminense; passando por inundações como formas de expressão, territorialidades familiares, institucionalização da pobreza, acesso à saúde da mulher, entre outros; e fechando com o perfil profissional e áreas de atuação do assistente social e a precarização das condições de trabalho.

A coletânea foi selecionada no Edital Externo de Apoio à Publicação de Livros – 2020 - da Essentia. A coordenadora executiva da editora, Daniela Balduino, destaca que “ao publicar esta obra a Essentia Editora cumpre seu papel como incentivadora e apoiadora de publicações acadêmicas, uma extensão de nossas linhas editorias, e reafirma o nosso compromisso institucional com a região”. De acordo com ela, é importante estreitar os laços entre a academia e a sociedade. “E esse livro, em especial, permite-nos estar mais próximos das questões sociais na região Norte Fluminense”.

Sobre os organizadores:
Carlos Antonio de Souza Moraes: doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP - 2016); professor permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social (UFF/Niterói); professor  adjunto  na Universidade Federal Fluminense, Departamento  de  Serviço Social de Campos.
Juliana Thimóteo Nazareno Mendes: possui graduação e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2015). Professora adjunta do  Departamento de Serviço Social de Campos - Universidade Federal Fluminense e professora permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em  Política  Social  (UFF/Niterói).

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!