Aberta a seleção de projetos de pesquisa e de estudantes bolsistas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/12/2020 14h25, última modificação 10/10/2023 13h05
Projetos devem ser submetidos até 17 de fevereiro. Já a seleção de estudantes para bolsas será de 04 a 08 de março.
Aberta a seleção de projetos de pesquisa e de estudantes bolsistas

Prazo para submissão de propostas segue até 17 de fevereiro (Arte: Lionel Mota).

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação do IFF divulgou o Edital N.º 143/2020 de seleção de projetos de pesquisa e de estudantes bolsistas de iniciação científica (Pibic-IFF) e de pesquisa (Pesq-12), para vigência no período de 15 de março a 31 de dezembro de 2021.

As inscrições dos projetos de pesquisa deverão ser realizadas online pelo pesquisador – servidores do IFF -, no Módulo de Pesquisa e Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública, até 17 de fevereiro de 2021. Cada proponente poderá submeter até dois projetos neste Edital e deve ter o Currículo Lattes atualizado há, no máximo, seis meses.

O projeto descritivo deve conter:

Título; Resultados esperados;
Resumo; Referências bibliográficas;
Palavras-chaves; Viabilidade de execução;
Introdução; Parcerias envolvidas;
Justificativa; Relação entre ensino, pesquisa e extensão;
Fundamentação teórica; Estratégias de divulgação;
Objetivos; Estratégias e instrumentos de avaliação.
Metodologia da Execução;

A seleção ficará a cargo da Câmara de Pesquisa do Instituto que nomeará uma comissão composta por avaliadores externos. Serão utilizados critérios, tais como: (I) Integração entre pesquisa e extensão; (II) Aderência da proposta e impacto do projeto para o desenvolvimento socioeconômico local e regional; (IV) Vinculação do projeto aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e Agenda 2030 da ONU.

O Resultado Final da seleção dos projetos está previsto para ser divulgado no dia 03 de março de 2021 para, em seguida, ser realizada a seleção dos bolsistas.

Bolsas para Estudantes

As inscrições dos candidatos às bolsas de pesquisa deverão ser realizadas online pelo estudante, no Módulo de Pesquisa e Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública, no período de 04 a 08 de março de 2021.

De acordo com o edital, o número de bolsas será determinado após a definição do orçamento destinado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. As modalidades de bolsas concedidas são:

I - Pibic-IFF: Bolsas de Iniciação Científica para estudantes de cursos superiores do IFF (20 horas semanais);

II - Pesq-12: Bolsas de Pesquisa ofertadas a estudantes do IFF que estejam regularmente matriculados no ensino técnico (12 horas semanais).

A seleção dos estudantes vai acontecer entre 09 e 12 de março, e o resultado será divulgado em 15 de março, mesma data marcada para o início das atividades dos projetos.

Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.

registrado em: , , , ,