Publicação Científica

Aberta submissão de artigos para dossiê temático da Vértices sobre a cidade de Macaé

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/03/2020 14h31, última modificação 31/08/2023 12h58
O dossiê, que será publicado na Revista Vértices, é uma parceria da Essentia Editora do IFF com o Observatório da cidade de Macaé. Artigos poderão ser submetidos até 30 de abril.

A Essentia Editora do IFFluminense irá publicar uma edição especial da Revista Vértices com artigos sobre a cidade de Macaé-RJ. A iniciativa é uma parceria com o Observatório da cidade de Macaé, ligado à Secretaria de Educação do município, que abriu chamada para submissão de artigos originais ou de revisão para compor o dossiê com o tema “Pensar e fazer a cidade: educação e desenvolvimento local”.

Pesquisadores poderão submeter artigos para publicação na revista até o dia 30 de abril de 2020, no site da Essentia Editora. O dossiê terá dois eixos temáticos: Políticas educacionais com ação local e Educação e o desenvolvimento socioeconômico municipal. Serão aceitos para análise os textos derivados de pesquisas empíricas ou teóricas realizadas por pesquisadores. Os artigos deverão ter, no máximo, cinco autores. A chamada e as normas para submissão dos artigos completos podem ser acessadas AQUI.

A publicação do dossiê tem o objetivo de fortalecer o debate plural em torno das questões científicas e sociais relevantes no campo da educação em âmbito local, propiciar o intercâmbio entre os pesquisadores e outras entidades, além daqueles que atuam no campo da Educação, e contribuir para a ampliação do conhecimento no referido campo, fomentando a realização de novos estudos.

De acordo com a editora assistente da Revista Vértices, Inez Barcellos, com a publicação de uma edição especial em parceria com o Observatório da cidade de Macaé, o IFF estará cumprindo com o seu papel, que é pensar na questão regional. “É uma forma do Instituto, presente também naquela cidade, pensar naquela regionalidade, nos problemas que tem lá e no que vem sendo feito de pesquisa naquela localidade”, afirma Inez, acrescentando que “a revista é uma oportunidade para disponibilizar e dar uma publicização maior a essas investigações que vêm sendo feitas na região”.

O resultado da avaliação dos artigos será divulgado até o dia 30 de junho de 2020. A publicação da revista deverá ser realizada até o dia 31 de outubro deste ano.