Notícias
Evento
Aberta XVII Mostra de Extensão UENF, UFF, IFF e IX UFRRJ
Aberta na tarde de ontem, 13 de outubro de 2025, a XVII Mostra de Extensão da Uenf, UFF, IFF e IX da UFRRJ promete movimentar o Centro de Convenções Oscar Niemeyer, no campus da UENF, até esta quinta-feira, 16, com apresentações orais e de poster, rodas de conversa, palestras e apresentações culturais.
A cerimônia de abertura, realizada no anfiteatro principal do Centro de Convenções, teve a participação de representantes das quatro instituições de ensino organizadoras, entre eles, o reitor do IFF, Victor Saraiva. O evento foi aberto com uma apresentação do Coral da Uenf, formado por servidores e alunos.
"É uma grande satisfação estar aqui nessa cerimônia que marca a abertura da nossa XVII Mostra de Extensão, que já é uma tradição porque reúne quatro instituições extremamente relevantes que têm feito um trabalho no estado do Rio de Janeiro de uma forma inegável para a defesa da ciência, da educação pública de qualidade e do acesso ao ensino superior", disse a reitora da Uenf, Rosana Rodrigues.
"A Mostra de Extensão busca promover a popularização da ciência, a interação entre academia e sociedade e a articulação de saberes na construção de soluções para os desafios regionais. Esse evento do IFF em parceria com as demais instituições fortalece seu papel de agente transformador nos municípios onde atua, apresentando seus projetos de extensão e seu engajamento comunitário com o território", destacou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão do IFF, Simone Vasconcelos.
Durante a palestra de abertura, a professora Eliane Teixeira Mársico, do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresentou o projeto “Do resíduo ao recurso: estratégias circulares de valorização total em sistemas de criação de tilápia e camarão em Maricá, como modelo para os ODS da Agenda 2030”, que já está em fase final e apresenta ótimos resultados.
Ela explicou que o projeto, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Maricá, busca a sustentabilidade na área de piscicultura, mais especificamente no cultivo de tilápia e camarão.
"Não sei se todos têm ideia, mas esta é a indústria que mais produz resíduo. E é muito difícil a gente lidar com a quantidade de resíduo, fazer com que o ambiente seja poupado e que a população também seja poupada de tantos problemas decorrentes desses resíduos. Que nós possamos de fato acreditar que o peixe é uma das mais nobres fontes de proteína. Esse projeto foi montado para que a gente possa entender que é do espaço da universidade que muitas vezes saem as respostas. Tem como fazer as coisas acontecerem, mas o resto cabe ao poder público, ou seja, fazer com que todas as respostas sejam aplicadas", disse.
A XVII Mostra de Extensão da Uenf, UFF, IFF e IX da UFRRJ tem como tema central “Planeta Água — A cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, mesmo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025. O evento conta com cerca de 1500 inscritos e um total de 339 trabalhos. Pelo IFF, serão 108 trabalhos de extensão que dialogam com o tema central, contando com a participação de estudantes, técnicos, professores e parceiros comunitários.
Veja a programação completa no site do evento AQUI.
Cadernos de Extensão: O lançamento do Cadernos de Extensão - Edição comemorativa de 10 anos, da Essentia Editora do IFF, foi realizado no dia 14 de outubro, durante a programação da Mostra. "Esse caderno e seu lançamento representam um momento de enorme importância, apresentando uma coletânea de projetos de extensão de todos os nossos campi num trabalho coletivo entre a Pró-reitoria, os campi e a Editora", destacou Denise Xavier, diretora de Extensão da Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão do IFF.
![]() |
![]() |
Leia Mais:
Uenf, UFF, IFF e UFRRJ nos preparativos finais para a Mostra de Extensão 2025

