Ciência e Tecnologia

Abertas inscrições para a II Jornada Científica Favelades Universitáries

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/06/2022 10h30, última modificação 31/08/2023 13h10
O prazo para as submissões de trabalhos vai até o dia 18 de julho de 2022.
Abertas as inscrições para a II Jornada Científica Favelades Universitáries

O tema para este ano é “Independências, Descolonização e Territórios” (Arte: Divulgação)

O Instituto Federal Fluminense, por meio da Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade da Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade (Proex), divulga a II Jornada Científica Favelades Universitáries. A 2ª edição da jornada é uma iniciativa que busca promover a divulgação sócio-técnico-científica-cultural de projetos e iniciativas produtoras de conhecimento, conduzidas por moradores e ex-moradores, estudantes universitários e lideranças sociais das favelas e periferias do Estado do Rio de Janeiro.

O tema para este ano é “Independências, Descolonização e Territórios”, o qual visa debater sobre a descolonização e independências em territórios de favelas e periféricos. Por ser um ano de eleições presidenciais, o evento pretende debater também os processos de independência pelos quais o Brasil passou e passa até os dias atuais.

A programação engloba simpósios temáticos, mesas redondas, apresentações culturais, minicursos e oficinas, todos gratuitos e abertos ao público interessado nesta temática. Os prazos para as submissões de trabalhos foram prorrogados até o dia 18 de julho de 2022.

A jornada baseia-se nos seguintes princípios:

• valores democráticos;
  • reconhecimento dos saberes populares;
  • ciência cidadã;
  • universidade pública, gratuita e de qualidade;
  • reconhecimento da potência dos moradores das favelas e periferias enquanto produtoras de conhecimento;
  • ação inter e multidisciplinar;
  • postura anti-racista, anti-sexista, anti-LGBTQIAP+fóbica e ambientalmente responsável.

A novidade para este ano são os eventos preparatórios, antes da realização da II Jornada em setembro. Entre os meses de maio e agosto, um encontro mensal (em formato presencial ou híbrido) marca a mobilização em torno desta iniciativa, para estimular a participação de moradores e ex-moradores, estudantes universitários e lideranças sociais de favelas e periferias do Estado do Rio de Janeiro.

A II Jornada Científica será realizada de 13 a 17 setembro. Com a flexibilização das medidas de restrição sanitárias relativas à Covid-19, esta edição será em formato híbrido, ou seja, algumas atividades serão presenciais com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Fórum Favela Universidade e outras continuarão totalmente virtuais.

O Instituto Federal Fluminense é apoiador do evento interinstitucional realizado pelo Fórum Favela Universidade. O coordenador de Políticas Culturais e Diversidades do IFF, Jonas Defante Terra, conta que "o IFFluminense não poderia estar de fora deste movimento sócio-técnico-científica-cultural de projetos e iniciativas produtoras de conhecimento, uma vez que o evento está em consonância com os valores institucionais. No mais, é uma oportunidade para as nossas comunidades localizadas em diferentes territórios do interior do Estado do Rio de Janeiro, participando e contribuindo para com as atividades que compõem a programação".

Todas as informações estão disponíveis no site do evento, clicando AQUI

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!