Oportunidade

Publicado edital para Seleção de Projetos e de Bolsistas de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico

por Comunicação Social da Reitoria publicado 12/12/2022 07h50, última modificação 31/08/2023 13h14
As submissões de projetos serão realizadas por servidores ativos lotados na Reitoria. Estudantes regularmente matriculados nos Campi Campos Centro e Campos Guarus poderão concorrer às bolsas dos projetos aprovados.

O Instituto Federal Fluminense publicou o Edital N° 244/2022, que orienta o Processo de Seleção de Projetos e a Seleção dos Bolsistas de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico (DAAT), para o ano letivo de 2023. As submissões de projetos serão realizadas por servidores ativos lotados na Reitoria. Estudantes regularmente matriculados nos Campi Campos Centro e Campos Guarus poderão concorrer às bolsas dos projetos aprovados.

A seleção dos projetos ficará a cargo da Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade (Proex), que constituirá uma Comissão Técnica Avaliadora dos Projetos, composta por servidores dos campi do IFFluminense. As propostas que não apresentem caráter de formação técnica e profissional atreladas aos conteúdos e experiências relacionadas diretamente com o curso regular do estudante serão eliminadas.

Inscrições dos projetos - Deverão ser realizadas pelo proponente/orientador, exclusivamente, por meio do Módulo de Pesquisa e Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), de 19 a 26 de dezembro de 2022. As propostas deverão conter planos de atividades individualizados para todos os membros da equipe, prevendo ações a serem desenvolvidas no decorrer do projeto, um para cada servidor integrante da equipe e um específico para cada estudante bolsista vinculado ao projeto.

Vagas para Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico - Serão concedidas a estudantes de nível médio e superior (graduação), com matrículas ativas, bolsas de:

I - 20 horas semanais, com valor mensal de R$ 400,00; e

II - 12 horas semanais, com valor mensal de R$ 250,00.

As bolsas terão fomento do IFFluminense, por período de 11 meses, com início previsto para fevereiro de 2023 com renovação, que dependerá da continuidade do projeto e interesse comum da equipe e do bolsista, de no máximo um período. O estudante bolsista deverá ter disponibilidade de horário para cumprimento das atividades relacionadas ao projeto sem haver prejuízo para o atendimento das demais atividades acadêmicas.

Inscrições de estudantes bolsistas - O estudante, com matrícula ativa no IFFluminense nos Campi Campos Centro e Campos Guarus, que desejar se candidatar à Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico - Reitoria deverá realizar a inscrição pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), de 16 a 20 de janeiro de 2023. O candidato deverá se inscrever, no máximo, em dois projetos, ter disponibilidade de horário no contraturno das aulas para desenvolver as atividades do projeto. Além disso, não poderá receber outra modalidade de bolsa oferecida pelo IFF, salvo as previstas no Programa de Assistência Estudantil do IFFluminense, e não poderá ter vínculo empregatício.

Cronograma:

ETAPA/ATIVIDADE

DATAS
Publicação do Edital 09/12/2022
Inscrição dos projetos

19 a 26/12/2022

Seleção dos projetos 27/12/2022 a 06/01/2023
Resultado parcial da seleção dos projetos 10/01/2023
Prazo para recursos

11/01/2023

Análise dos recursos

12/01/2023

Resultado final da seleção dos projetos

13/01/2023

Inscrições dos estudantes

16 a 20/01/2023

Seleções dos estudantes 23 a 27/01/2023
Resultado da seleção dos estudantes 31/01/2023
INÍCIO E TÉRMINO DAS ATIVIDADES
Início das atividades dos projetos e dos bolsistas 01/02/2023
Término das atividades dos Projetos e data final do Termo de Compromisso dos bolsistas 31/12/2023

Todas as informações podem ser acompanhadas no Portal de Seleções.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!