Abertura da VI Mostra de Extensão

por admin publicado 14/10/2014 16h11, última modificação 31/08/2023 12h45
A VI Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF contou com exposição de artesanatos, credenciamento de participantes, palestra e considerações das autoridades envolvidas.

Alta expectativa marcou, nesta segunda-feira (13), a abertura do VI Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, que ocorreu no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, na Uenf. Alunos, professores e gestores das três universidades envolvidas estiveram presentes na solenidade.

No início, alunos e professores confirmaram, animados, a inscrição dos eventos que oferecerão. Os participantes receberam um kit com bloco, caneta, pasta, programação do evento e crachá de identificação. Alguns alunos que apresentarão trabalhos no decorrer da semana estiveram presentes também para fazer o credenciamento do estande que utilizarão.

Além disso, estiveram em exibição projetos de artesanatos que envolvem a produção de utensílios domésticos, enfeites e jóias feitos com barro e bagaço de cana-de-açúcar. O Caminhos de Barro, por exemplo, produz desde pratos decorativos até panelas utilizando como matéria-prima barro da Baixada Fluminense. Eudicéia Cardoso de Almeida, que participa do projeto há oito anos e estava no evento divulgando as peças, destaca a importância da iniciativa para a comunidade e para a vida pessoal dos participantes: “muitas mulheres, assim como eu, entram no projeto com problemas de depressão, ficam curadas e ainda aprendem a fazer um trabalho que permite ganhar dinheiro”.

Em um segundo momento, os gestores das três universidades envolvidas na Mostra realizaram as considerações iniciais do evento destacando a sua importância para as universidades parceiras e para a comunidade local. O reitor da Uenf, Silvério de Paiva Freitas, disse que “o evento reafirma a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, presente nos objetivos das instituições, e o objetivo de que a nossa região cresça por meio de nossos estudantes, cidadãos conscientes e capazes de transformar o seu meio”.

O reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas, em seu pronunciamento, reforçou que as universidades estão engajadas na transformação da realidade local e que a parceria entre elas continuará sendo reforçada. “Ficamos honrados em envolver os estudantes, os professores e a comunidade em eventos como este e compartilhar este momento com duas universidades irmãs. Nossos esforços apontam para o mesmo objetivo, que é ampliar, entre outros aspectos, o desenvolvimento social na nossa região”, afirma.

Após as considerações das autoridades, o Coral da UENF, formado por estudantes, servidores da UENF e membros da comunidade externa, se apresentou para o público. Depois, a palestra de abertura, cujo tema é “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, foi ministrada pelo professor Ricardo Toledo Neder, da Universidade de Brasília (UnB).

A IV Mostra de Extensão vai até o dia 17/10 e conta com interessante programação. Clique AQUI para vê-la.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 14/10/2014)