Abertura da XIV Mostra de Extensão destaca importância da Educação e da Ciência

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/10/2022 16h09, última modificação 31/08/2023 13h13
Evento, realizado no Centro de Convenções da Uenf, em Campos-RJ, prossegue até o dia 21 de outubro, com palestras e apresentações de trabalhos.
Abertura da XIV Mostra de Extensão destaca importância da Educação e da Ciência

Estudantes e servidores lotaram o auditório do Centro de Convenções da Uenf (Fotos: Divulgação/IFF)

A XIV Mostra de Extensão Uenf-UFF-IFF e VI UFRRJ foi aberta na tarde de segunda-feira, dia 18 de outubro, no Centro de Convenções da Uenf, em Campos-RJ. O evento, realizado durante a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, tem como tema “Darcy Ribeiro 100 anos: Sociedade Darciniana Disruptiva e a Extensão Inclusiva”.

A mesa de abertura, composta exclusivamente por mulheres, representando os reitores de suas instituições, destacou a importância da Educação, da Ciência e da Extensão para a comunicação com a sociedade e atendimento de suas demandas, trazendo soluções e contribuindo para o desenvolvimento social.

"É por meio da Extensão que se viabiliza a relação transformadora entre a universidade, as instituições de ensino superior e a sociedade”.  Rosana Rodrigues, vice-reitora da Uenf.

“Gostaria de aproveitar esse momento para falar da necessidade de nós permanecermos juntos, de continuarmos nessa luta conjunta com todos os segmentos da universidade, para que a gente possa não só garantir essa e outras Mostras de Extensão, mas para que a nossa universidade permaneça pública, gratuita, de qualidade, inclusiva, referenciada e sendo, realmente, no caso da Extensão, um espaço que possibilite que a gente possa fazer com que o conhecimento científico, a Ciência, tenha essa possibilidade de romper as barreiras dos muros da universidade e estar diretamente ligada, articulada com todas as demandas da sociedade”, destacou a diretora da UFF/Campos, Ana Maria Almeida.

Cátia Viana (IFF), Rosana Rodrigues (Uenf), Ana Maria Almeida (UFF) e Elizabeth Fonseca (IFRRJ) A pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade do IFF, Cátia Viana, parabenizou a comissão organizadora pelo esforço para realização do evento e também ressaltou a importância das atividades extensionistas. “A Extensão para mim é o que há de mais bonito dentro das nossas instituições. Ela está dentro da gente, e a sociedade tem que estar imbricada conosco, nós temos que permeá-la. Daí, a responsabilidade de investirmos nas atividades extensionistas, que são os projetos, os programas, os cursos, pois é o meio da gente se comunicar com a sociedade”, afirmou a gestora.

A diretora da UFRRJ/Campos, Elizabeth Fonseca, destacou o quanto as instituições de ensino, por meio de suas ações de pesquisa e extensão, trazem retorno e soluções para a sociedade. “É importante as instituições públicas de ensino se fazerem presentes neste momento, de forma presencial, mostrando para a sociedade que a universidade não parou na pandemia, ela ficou de forma remota, mas que os projetos que serão apresentados esta semana tiveram continuidade, mesmo que de forma menor, menos presencial, mas as coisas aconteceram, a universidade continuou atuando”, pontuou Elizabeth.

Durante a sua fala, a vice-reitora da Uenf, Rosana Rodrigues, destacou a felicidade de reunir, novamente, de forma presencial, as quatro instituições públicas de ensino superior, que têm a extensão universitária como um de seus pilares, no Centro de Convenções da Uenf. “É pelas ações de Extensão, que levam em conta os saberes e fazeres populares, que buscamos garantir os valores democráticos de igualdade de direitos, do respeito à diversidade e do desenvolvimento social, atrelado ao conhecimento científico que vem do ensino e da pesquisa, que são atividades que envolvem os servidores e os discentes, todos representados neste auditório hoje. É por meio da Extensão que se viabiliza a relação transformadora entre a universidade, as instituições de ensino superior e a sociedade”, finalizou.  Apresentação do Coral da Uenf

A cerimônia de abertura da Mostra contou, também, com a apresentação musical do Coral da Uenf, um projeto de Extensão, regido pela maestrina Érica Pontes.

Em seguida, a professora Maria Manoel Baptista, catedrática da Universidade de Aveiro, em Portugal, ministrou a conferência de abertura do evento com o tema “Cultura e Extensão: questões sobre as universidades brasileiras”. A palestra foi realizada de forma remota e transmitida no Centro de Convenções.

Programação – o evento prossegue até a próxima sexta-feira, dia 21 de outubro, com atividades acadêmicas, apresentação de trabalhos de extensão pelos estudantes das quatro instituições de ensino organizadoras, palestras e atividades artísticas e culturais. As palestras serão transmitidas pelo canal da Uenf, no YouTube. Acesse a programação completa AQUI.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais.

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!