Notícias

XVII Confict e X Conpg

Alunos do IFF apresentam projetos de pesquisa

por Comunicação Social da Reitoria publicado 10/07/2025 17h48, última modificação 10/07/2025 18h51
O terceiro dia do evento contou com a apresentação de banners de trabalhos por parte dos estudantes.
Alunos do IFF apresentam projetos de pesquisa

O Congresso foi aberto ao público (Arte: Uenf)

 O Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) foi palco do terceiro dia do XVII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e do X Congresso Fluminense de Pós-graduação (Conpg). O evento, organizado em uma parceria da Uenf com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), teve como tema "ÁGUA: universalização, gestão e ação" e como fundamento os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

 Na quarta-feira, 09 de julho, durante a sessão de banners, estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica (bolsistas Pibic, Pibiti e voluntários) do IFF, UFF e Uenf estiveram presentes com seus trabalhos em prontidão para explicar e sanar dúvidas sobre suas pesquisas. 

 Maryanna Gomes, estudante do Curso de Licenciatura em Letras, do Campus Campos Centro, apresentou o banner “Hiperlíngua, Inteligência Artificial e desenvolvimento de Produtos Educacionais para Língua Portuguesa: Análise da Plataforma Letrus como Instrumento Linguístico”. A proposta do estudo foi analisar a Plataforma Letrus, implementada no Espírito Santo como uma ferramenta que usa Inteligência Artificial na avaliação de redações de alunos. “Nesse momento, enquanto passamos por um avanço muito rápido da tecnologia, conseguimos ver a Inteligência Artificial generativa sendo um instrumento para o uso da língua”, contou a graduanda.

 Um outro banner presente no evento foi "Anglicismos no Português Brasileiro: espólios do soft power", apresentado pela estudante da Licenciatura em Letras do Campus Campos Centro, Ana Clara Lima. Entre os objetivos do projeto, está o de compreender a manutenção de estrangeirismos da língua inglesa no Português Brasileiro. "O trabalho faz uma análise dos anglicismos a partir de uma perspectiva política, principalmente voltada para à política linguística", disse a estudante.

 O evento também contou com a presença de 19 avaliadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que estiveram no evento para apurar o progresso científico na região. Alcimar das Chagas Ribeiro, professor da Uenf no laboratório de engenharia de produção, atuou como um desses avaliadores. "A ideia é ver como esses trabalhos estão evoluindo e averiguar a presença de um cunho científico e a forma como eles contribuem para a pesquisa brasileira", afirmou o professor.

Sessão Internacional Experiência Coimbra

Da esquerda para a direita: Raul, Manuela, Juliana e Welfer (Foto: Ascom/IFF).

 Na tarde dessa quinta feira (10), os estudantes premiados no Confict 2024 relataram suas experiências durante o intercâmbio que fizeram à Universidade de Coimbra, em Portugal.

 Para saber mais sobre essa experiência, leia a notícia: Estudantes do IFF relatam experiência de um mês na Universidade de Coimbra