Dupla diplomação

Alunos do IFF poderão ter diploma com validade em países da Comunidade Europeia

por Comunicação Social da Reitoria com Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 23/05/2018 18h23, última modificação 31/08/2023 12h49
Convênio foi assinado nesta quarta-feira, 23 de maio de 2018, em Bragança, Portugal.
Alunos do IFF poderão ter diploma com validade em países da Comunidade Europeia

Convênio foi assinado em Portugal, na sede do Instituto Politécnico de Bragança.

A partir de um convênio assinado com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, os estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) que participarem de programa de mobilidade internacional poderão ter dupla diplomação com diplomas de Graduação e de Mestrado válidos em todos os países da Comunidade Europeia, além do seu diploma de curso superior no Brasil.

A assinatura aconteceu nesta quarta-feira, 23 de maio de 2018, no IPB, e contou com a presença do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, da professora Sheila Andrade Abrahão, do IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana, do presidente do IPB, João Alberto Sobrinho Teixeira, e do vice-presidente do IPB, Luís Manuel Santos Paes.

O convênio possibilita o estreitamento das relações entre as comunidades acadêmicas das duas instituições, além da mobilidade de alunos e professores e o desenvolvimento de projetos conjuntos. O IPB é uma das principais referências e um dos mais relevantes Institutos Politécnicos de Portugal.

De acordo com Jefferson, trata-se de um grande passo para que alunos de vários cursos do IFF possam participar de programa de internacionalização que permitirá dupla diplomação. “É um grande marco e possibilita que os alunos tenham acesso a todos esses países”, comemora.

A oportunidade é fruto do já existente programa de mobilidade internacional, graduação sanduíche, entre o IFF e o IPB que desde setembro de 2016 contempla alunos do Curso Superior de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) do Campus Bom Jesus. Até o momento, 15 estudantes participaram do programa, sendo que dois ainda estão em Portugal e mais quatro novos alunos irão em setembro deste ano. O acordo de dupla diplomação, entretanto, vai valer para os alunos que participarem da mobilidade internacional a partir de 2019.

A professora Sheila, que coordenava o curso, é a responsável por esta ação que ainda conta com o apoio e envolvimento do corpo docente do CTA, da direção-geral do campus e da Diretoria de Internacionalização e Inovação do IFFluminense

“É um marco histórico para o curso e foi um avanço muito significativo, porque já tínhamos a mobilidade internacional, mas a dupla diplomação é uma experiência inovadora, é a primeira do IFF e é um orgulho para o curso ser o primeiro a tê-la”, destaca Sheila. “É algo que, com certeza, vai alavancar a procura pelo curso, contribuir para a diminuição da evasão e outros fatores como aumento da cultura dos alunos, da experiência acadêmica e pessoal; com certeza algo diferenciado”, complementa.

Com o convênio, os alunos do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos poderão obter, além do seu diploma de curso superior no Brasil, os diplomas de Engenharia Alimentar e de mestrado em Qualidade e Segurança Alimentar pelo IPB, com validade em todos os países da comunidade europeia. Sheila explica que a seleção será por meio de edital e serão pontuados o desempenho acadêmico (Cr) e o currículo. Por ano, serão duas vagas com bolsa moradia e alimentação (IPB). “Para obter o diploma de Cientista de Alimentos pelo IFF e o de Engenharia Alimentar pelo IPB, os alunos deverão cursar até o quinto período aqui, o sexto e o sétimo lá, e retornar para concluir o curso aqui, seguindo um contrato de estudos já definido pelas duas instituições”, completa. Já para o diploma de mestre pelo IPB, os alunos deverão cursar no Brasil até o oitavo período e mais um ano em Portugal, retornando após a defesa da dissertação, conforme esclarece Sheila.

Os demais cursos do IFF também poderão oferecer esta possibilidade aos estudantes, e as regras serão definidas em conjunto com o IPB, a partir do momento em que firmarem um acordo.

Sheila ainda destaca a importância das parcerias que serão firmadas entre pesquisadores e professores do IFF e de Portugal. “Parcerias que vão render vários frutos importantes tanto para nós quanto para eles”, diz.

O diretor do Campus Bom Jesus, Carlos Antônio Araújo de Freitas, comemora a parceria, o empenho e o trabalho de toda a equipe. “Foi um grande passo que o campus deu em relação à internacionalização da escola. Mesmo com toda crise e dificuldades, juntamente com a Reitoria, conseguimos alinhar uma forma de abrir oportunidades para que os estudantes do ensino superior possam ir para o exterior”, diz. “Esta parceria vai trazer uma grande experiência para os nossos estudantes de poder viver e conhecer uma outra realidade, e o mais interessante, ter uma dupla diplomação”, finaliza.