Alunos participam de minicursos no CONFICT

por admin publicado 29/06/2011 14h20, última modificação 31/08/2023 12h46
Programação do III Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica continua nesta quarta-feira, 29. Minicursos aconteceram no IF Fluminense.

Os minicursos foram realizados, simultaneamente, no IF Fluminense. Na sala 103 - F os estudantes participaram da palestra sobre Geoprocessamento com o professor José Augusto Ferreira da Silva, Geógrafo e Coordenador do programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental do IFF.

O professor iniciou a palestra falando sobre a introdução ao Geoprocessamento, a importância de suas ferramentas para a gestão do território e seus conceitos elementares, como auxílios a gestões públicas; entre eles: prefeituras, estados e de âmbito nacional. Foram destacadas também, as ferramentas para a gestão ambiental, como forma de gerenciar as atividades do meio natural e antropisados.

Já no auditório Miguel Ramalho, aconteceu o minicurso sobre a pesquisa na área de educação com o tema “Indissociabilidade: construindo a nova institucionalidade", ministrado pela Acácia Zeneida Kuenzer, da Universidade Federal do Paraná. A pesquisadora ressaltou que o bate papo promovido durante o evento ajuda a construir a crítica social, algo muito importante para o pesquisador.

De acordo com Acácia, a pesquisa é um processo estimulante. “Quanto mais eu pesquiso, menos eu sei. Através da pesquisa, você pode fazer alguma coisa pelo seu país", finalizou.

Uma amostra com trabalhos desenvolvidos pelos alunos bolsistas do PIBIC e PIBIT aconteceu antes dos minicursos. Ainda nesta quarta-feira, às 16h, serão expostos e avaliados vários trabalhos na sessão de banners e protótipos, no Instituto Federal Fluminense.