Alunos se mobilizam para discutir a data das eleições

por admin publicado 25/02/2010 19h55, última modificação 31/08/2023 12h45
A Reitora Cibele Daher recebeu estudantes que organizaram um movimento reivindicando as eleições para diretor do campus Centro e do campus Macaé.

Na tarde desta quinta, o Grêmio Estudantil do Campus Centro e o SINASEFE fizeram uma manifestação para  cobrar  a data do processo eleitoral no Instituto. Representantes do grêmio estudantil do campus Centro e da Federação dos Estudantes de Campos (FEC) se reuniram no pátio do campus e foram em direção à Reitoria do Instituto com o intuito de esclarecer a data do processo eleitoral.

De acordo com o presidente da FEC, aluno do NACES no Instituto e um dos organizadores do movimento, Maycon Prado, o objetivo da manifestação foi estabelecer um contato direto com a Reitoria. “Durante o ano passado, nós reivindicamos questões como o fim das obras físicas, a melhoria do micródromo e das instalações da escola. Hoje estamos aqui para esclarecer a data para a eleição de diretor do nosso campus”, justifica.
     A Reitora Cibele Daher se dirigiu ao saguão da Reitoria onde os alunos estavam reunidos e respondeu ao questionamento dos alunos. Segundo ela, as eleições não aconteceram antes porque o novo Estatuto só ficou pronto em agosto e o Conselho Superior, que coordena e valida todo o processo eleitoral, ainda não havia sido constituído, como determina o calendário descrito na legislação do MEC.
     “Em um ano de nova institucionalidade aconteceu várias mudanças na estrutura da instituição, nesse tempo elaboramos o Estatuto e fizemos a Eleição do Conselho Superior, que em sua última reunião, já havia marcado um novo encontro para hoje, dia 25 de fevereiro, para discutir e aprovar o calendário eleitoral. Toda a comunidade sabia desta programação", afirma Cibele.
     Após a nova institucionalidade, o antigo Cefet-Campos, hoje Instituto Federal Fluminense, passou a ter uma estrutura diferenciada, onde os então diretores gerais foram nomeados Reitores pelo Presidente da República até o fim do mandato, os Pró-Reitores nomeados pelo Reitor , assim como os diretores gerais dos campi, em caráter pro tempore.
     Segundo a Reitoria, as eleições para diretor dos campi Campos  Centro e Macaé irão acontecer dentro do prazo estabelecido pela Portaria Ministerial 1003 de 27/10/2009, que estabelece que as eleições devem acontecer até o dia 31 de março de 2010, descontado o período de férias e recesso escolar.
     A Reitora informou que sempre esteve aberta para o diálogo com os alunos e vai continuar ouvindo as reivindicações. Após o ato, os estudantes formaram uma comissão e foram recebidos pela Reitora e pelo Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Roberto Moraes, no gabinete da Reitoria para melhor esclarecimento das questões.

Macaé - Na tarde desta sexta-feira, o grêmio do campus Macaé entrou em contato com a equipe do Portal do IFF e informou que nenhum de seus representantes participou da manifestação que aconteceu na última quinta.

Leia mais aqui