IFF anuncia um conjunto de 18 obras para 2019

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/12/2018 14h48, última modificação 10/10/2023 12h53
Investimentos visam a melhoria dos ambientes de aprendizagem e o fortalecimento da educação pública no interior do estado.
Obras para 2019

2019 será um ano de obras nos campi e Reitoria do IFFluminense, com um investimento que passa dos quatro milhões de reais. Os recursos vem de fontes diferentes e são significativos para a melhoria e ampliação dos espaços de aprendizagem e, também, de trabalho, gerando impactos nas atividades de alunos e servidores.

“As intervenções vêm em um momento de crise onde buscamos ações alternativas”, declara o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, referindo-se aos recursos orçamentários. Do total de R$ 4.567.013,87 (quatro milhões, quinhentos e sessenta e sete mil, treze reais e oitenta e sete centavos) para um conjunto de 18 obras licitadas no final do exercício de 2018, cerca de 75% deste valor são oriundos de emendas parlamentares, totalizando R$ 3.484.618,07 (três milhões, quatrocentos e oitenta e quatro mil, seiscentos e dezoito reais e sete centavos).

O pró-reitor de Administração, Guilherme Batista Gomes, explica que a previsão de execução das obras é para o início do exercício 2019. “As obras de Reforma da Quadra do Campus Campos Guarus e construção do Bloco de Apoio do Polo de Inovação foram contratadas com Recursos da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2018; as obras para término dos Prédios da Destilaria e Fábrica de Ração do Campus Bom Jesus do Itabapoana, contratadas com Recursos Extra Orçamentários negociados com a Setec/MEC; e as demais 14 obras, contratadas com Recursos de Emendas Parlamentares”.

Entre os campi contemplados, também estão na lista: Quissamã, São João da Barra, Santo Antônio de Pádua, Campos Centro, Macaé, Cambuci, além da Unidade de Formação de Cordeiro e da Reitoria. O diretor do Campus Bom Jesus, Carlos Antônio Araújo de Freitas, ressalta que as obras para o término dos Prédios da Destilaria e Fábrica de Ração representam um grande avanço para a região, aprimoramento dos conhecimentos, um ganho significativo para os cursos do campus, bem como para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“A Fábrica de Ração trará um novo dimensionamento não só na produção, mas também no ensino para os nossos alunos. Quem sabe poderemos fazer convênios com cooperativas e produtores rurais para otimizar este espaço. Será um grande ganho para a região”, disse Carlos, ressaltando ainda as possibilidades de parceria também por meio da Destilaria.

Para Jefferson, esta série de obras nas unidades do Instituto fortalece a educação pública brasileira, o IFF e a Rede Federal em sua ação no interior do estado. “Mesmo num momento de grandes desafios para o país, estamos conseguindo fortalecer a educação pública no interior do estado do Rio de Janeiro com essas obras que vão de fato criar ambientes de aprendizagem mais adequados para nossos estudantes, para que possamos responder a altura dos anseios da sociedade, das necessidades dos jovens e dos trabalhadores”.

Veja no quadro abaixo a relação de todas as obras e em quais unidades.