Congresso

Apresentação de trabalhos e mesa-redonda marcam o segundo dia do I Conpisud

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/05/2018 15h52, última modificação 10/10/2023 12h47
Evento foi realizado no Sesc Mineiro de Grussaí, em São João da Barra-RJ.
Apresentação de trabalhos e mesa-redonda marcam o segundo dia do I Conpisud

O I Congresso de Pesquisa e Inovação do Sudeste (Conpisud), sediado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), reuniu em seu segundo dia de atividades a apresentação de trabalhos premiados da Rede Federal do Sudeste, além de uma mesa-redonda formada por representantes dos Polos de Inovação Embrapii dos Institutos Federais, no dia 09 de maio de 2018, no Sesc Mineiro de Grussaí, em São João da Barra-RJ.

O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães, esteve presente na mesa-redonda e destacou a importância da Pesquisa, Inovação e Extensão. "Devemos olhar o desenvolvimento tecnológico, o conhecimento aplicado como elemento estratégico desse país. Portanto, é preciso subsidiar, investir, para criar pessoas capazes de desenvolver tecnologia. Precisamos também construir a figura do empresário da tecnologia, do pesquisador da tecnologia aplicada e também de quem está relacionado à pesquisa inventiva, ligada à inovação”, disse.

Também compuseram a mesa-redonda, que abriu o segundo dia do Congresso, o diretor de Planejamento e Negócios do Polo de Inovação Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Estefano Vieira, o diretor do Polo de Inovação Embrapii do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Alaerson Geraldine, o diretor do Polo de Inovação Salvador do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Handerson Leite, a diretora de Gestão de Projetos do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, Simone Vasconcelos e o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Neimar Duarte.

Na parte da tarde, houve apresentação de trabalhos - orais e em painéis - das instituições da Rede Federal do Sudeste. A estudante Roberta Patrocínio de Amorim, que cursa o 5.° período de Licenciatura em Letras no Ifes, falou sobre as relações de gênero no Campus Vitória, na pesquisa intitulada "Interlocuções e mediações da escolarização feminina no Ifes", trabalho que buscou mapear o início do ingresso da mulher no Instituto. "Temos ainda uma grande dificuldade na inserção da mulher no mercado de trabalho, principalmente nas áreas mais técnicas. Continuamos vendo que a mulher ainda precisa buscar e reafirmar o seu espaço na educação profissional e nos espaços sociais”, afirmou.

Já Mariana Pires, Juliana Poncioni, Ana Karolina Abreu e Mário Neto, alunos de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Fluminense, apresentaram o trabalho "Espaços públicos e a vida nas cidades: estudo de caso sobre a utilização de cinco praças da área central de Campos dos Goytacazes", que analisou a utilização dos espaços públicos na cidade fluminense.  “O que foi perceptível para a gente é que as pessoas não estão utilizando os espaços públicos. Depois que entendermos isso, vamos propor novos usos para que as praças possam voltar a ser o que elas eram antigamente”, disse Mariana.

Na parte da noite, foi realizado um Jantar de Confraternização, encerrando o dia de atividades. O I Conpisud é um evento promovido pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Sudeste do Brasil, com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Veja as fotos do segundo dia AQUI.