Apresentações de banners movimentam terceiro dia da IX Mostra de Extensão

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/10/2017 15h54, última modificação 10/10/2023 12h32
Espetáculo teatral do IFF Quissamã e mesa-redonda também foram atrações do penúltimo dia de evento.
Apresentações de banners movimentam terceiro dia da IX Mostra de Extensão

O terceiro dia de programação da IX Mostra de Extensão IFF-UFF-UENF e I UFRRJ, que faz parte da 14.ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, seguiu com apresentações de banners, espetáculo teatral e mesa-redonda, no dia 27 de outubro, no Centro de Convenções da Uenf.

Foram cerca de 96 trabalhos expostos nesta quinta-feira. Um deles é o "Resgate da Literatura Oral: do conto à fanzinagem", apresentado pelas alunas Érica Gomes, do Campus Centro e Cristina Domingos, do Campus Macaé. Segundo as estudantes, o projeto, que vem sendo desenvolvido desde 2014, busca por meio do Fanzine (uma espécie de revista artesanal), o resgate da Literatura Oral para a comunidade. "Além de ser uma forma de socializar o projeto e os fanzines, é sempre uma experiência legal estar aqui conhecendo outros projetos e trocando conhecimentos", afirmou Érica.

O aluno Pedro Menendes Tostes, do Campus Santo Antônio de Pádua, apresentou o trabalho "Divulgação Científica através da Astronomia do Município de Santo Antônio de Pádua". O projeto busca a difusão da Astronomia na comunidade, com a oferta de um curso com 38 horas de duração, voltado para estudantes dos 8.° e 9.° anos da rede municipal. "Queremos que os alunos da escola pública tenham um pouco de contato com a ciência e com artigos, já que a divulgação científica no Brasil é bastante precária", disse Pedro.

A saúde também teve espaço na mostra. Um exemplo foi o banner "Educando para a Saúde - Protagonismo Jovem/Estudante do IFF Campus Macaé em ações de prevenção e cuidados com a saúde". Segundo Daniel Fernandes, aluno que apresentou o trabalho, o objetivo do projeto "é capacitar jovens para falar sobre temas como DST, drogas, sexualidade e identidade de gênero, de forma que tenham propriedade no assunto". Eloísa Rodrigues, assistente social e responsável pelo projeto, destacou que "trazer estes temas para dentro da escola é fundamental, e aqui na mostra a gente tem a oportunidade de apresentar para a comunidade escolar que esta é uma proposta possível".

Além das apresentações de banners, houve uma mesa-redonda com o tema "Economia Colaborativa", com as professoras Danuza Rangel (Uenf), Bárbara Brender (UFF) e Paula Bastos (IFF), mediada pelo professor Gustavo Lopes (IFF). Fechando o dia de programação, o grupo de teatro CTT, do Campus Quissamã, apresentou o espetáculo "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, no Anfiteatro IV.

A IX Mostra de Extensão IFF-UFF-UENF e I UFRRJ segue até o dia 28 de outubro, com programação aberta ao público. Confira AQUI.