Apresentações orais focalizam meio ambiente

por admin publicado 28/10/2015 11h35, última modificação 31/08/2023 12h45
A III Feira de Ciência e Tecnologia do IFF segue exibindo projetos que abordam o meio ambiente e algumas alternativas sustentáveis para a produção de energia.

A III Feira de Ciência e Tecnologia do IFFluminense teve suas atividades continuadas na manhã desta quarta-feira, 28 de outubro, com apresentações orais de pesquisas realizadas por estudantes bolsistas do Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos (PFRH). Os estudantes dos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé e Quissamã mostraram suas pesquisas e comentaram acerca dos desafios e resultados dos projetos realizados.

O Projeto Capivara, realizado por alunos do Curso Técnico em Meio-Ambiente do campus Campos Guarus, analisou diversos impactos ambientais que ocorrem no rio Paraíba do Sul, no trecho que passa pela área central do município de Campos dos Goytacazes-RJ, e o resultado de ações realizadas para reverter o quadro crítico dessa área ambiental, como aulas de educação ambiental nas escolas da região e replantio de árvores.

Grupo Capivara III Feira

Alunos do Projeto Capivara apresentando pesquisa

Em seguida, o Instituto Federal de Sergipe (campus Aracaju) esteve presente para prestigiar a exibição dos trabalhos e também compartilhou uma pesquisa realizada por meio do convênio IF/Petrobras: alunos do Curso Técnico em Química analisaram a extração de óleos essenciais da borra de café que podem ser utilizados na produção de biocombustíveis.

"Esse tipo de transformação pode ser uma alternativa interessante para se reaproveitar os resíduos do café, visto que o Brasil é um dos países que mais consomem esse tipo de grão”, afirma Caroline Soares, integrante do grupo de pesquisa que também mostrou, por meio de slides, o processo físico-químico envolvendo o produto.

A programação continua à tarde, com palestras e apresentações de banners. A III Feira de Ciência e Tecnologia do IFFluminense está sendo realizada em conjunto com a 2ª Semana de Petróleo e Gás.

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 28/10/2015)

— registrado em: , , , ,