Novos Conselheiros

Apurados os votos da eleição do Consup

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/05/2017 13h04, última modificação 31/08/2023 12h41
Resultado da apuração dos votos da eleição de representantes para o Conselho Superior do IFF já pode ser conferido no Sistema de Eleições online.
Eleição Consup 2017

Resultado Docente

O resultado da eleição de representantes dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo para o Conselho Superior do IFF foi conhecido em apenas alguns segundos durante a apuração dos votos realizada na sala 40 da Reitoria do IFF. Este foi o primeiro grande processo eleitoral online da Instituição, que já registra outros 37 processos pelo Sistema de Eleições Eletrônicas Online, realizados principalmente pelos campi.

A apuração dos votos foi feita pela equipe de TI, o diretor de Tecnologias da Informação e Comunicação, Ronaldo Amaral, e o coordenador de Sistemas de Informação, Tiago Cordeiro, com a presença do reitor, Jefferson Manhães de Azevedo, membros da Comissão Eleitoral, candidatos e demais interessados.

Os resultados podem ser conferidos nas imagens ao lado ou diretamente no endereço https://eleicoes.iff.edu.br/. Ao acessar o site, o usuário deverá clicar nas eleições Finalizadas; na próxima página, digitar Consup em Localizar e escolher o segmento que deseja consultar.

Cada um dos Núcleos do IFF elege, no máximo, uma representação por segmento e os mandatos serão de dois anos, sendo:

• quatro representantes do corpo Docente e igual número de suplentes;

• quatro representantes do corpo Técnico-administrativo em Educação e igual número de suplentes;

• quatro representantes do corpo Discente e igual número de suplentes.

A divulgação oficial dos resultados pela Comissão será nesta sexta-feira, 26 de maio (VEJA AQUI), com período de recursos no dia 29 e homologação do resultado final no dia 30 de maio de 2017.

Dos 925 eleitores docentes, 419 votaram, representando uma participação de 45,80%; entre os 12.018 alunos, 609 deram seu voto, sendo uma representação de 5,07%; e no segmento técnico-administrativo, dos 725 eleitores votantes, 451 votaram, representando uma participação de 62,21%.

Para o presidente da Comissão Eleitoral, Luiz Alberto Louzada Hosken, os índices representam um aumento da participação dos servidores nas eleições do Consup, em especial na categoria dos técnicos-administrativo. “Entre os docentes, a participação ainda ficou aquém do esperado, mas na categoria discente tivemos um aumento no índice de participação em relação, por exemplo, à eleição de mandato transitório (ocorrida em março)”, destaca.

Hosken ainda cita a tranquilidade do processo, que registrou dúvidas de alguns usuários, mas que foram rapidamente resolvidas, e também a agilidade na apuração. “Não restam dúvidas sobre a segurança do processo eleitoral online, e o resultado foi dentro do esperado com a maior participação da comunidade, transparência ao longo de toda a eleição e apuração”.

De acordo com Ronaldo, a eleição online também transcorreu tranquilamente do ponto de vista operacional. “Foi a maior eleição online realizada, com 13.668 eleitores aptos a votarem, e não tivemos nenhum problema relatado quanto ao sistema”, afirma. “Importante destacar também que o período para votação, com 50h ininterruptas, colaborou para a participação da comunidade e propiciou mais tranquilidade na hora de votar”, complementa. Outro destaque é para os recursos de transparência do Sistema, como a consulta à listagem de eleitores que votaram e o rastreador de cada cédula.

“Tivemos um bom feedback dos participantes e aqueles que tiveram dúvidas foram bem orientados. É importante dizer, ainda, que os servidores e estudantes devem manter seus dados atualizados para os próximos processos eleitorais online”, relata Tiago.

O reitor do IFF parabenizou todos os candidatos, os eleitos e os que não tiveram êxito, mas que merecem destaque pelo comprometimento com a instituição. Jefferson ainda frisou que “o resultado positivo desta eleição do Consup fortalece a metodologia do sistema de votação online fazendo com que a comunidade ganhe cada dia mais confiança no processo”, finaliza.