Ciência

Artigo da Revista Vértices é destaque no blog da Associação Brasileira de Editores Científicos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 12/03/2019 18h36, última modificação 31/08/2023 12h52
Página na internet dá mais visibilidade à publicação científica da Essentia Editora do IFF.

Artigo em destaque tem como tema a dengue.

Pela primeira vez um artigo da Revista Vértices, publicação científica da Essentia Editora, foi destaque no blog da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec). A página na internet, criada em 2018, reúne artigos científicos de revistas de todo o país que para serem publicados passam por uma rigorosa avaliação, como análise do tema de interesse e atualidade.

Entre as propostas do blog da Abec está a de desenvolver e aprimorar a publicação de periódicos técnico-científicos; aperfeiçoar a comunicação e divulgação de informações, bem como manter o intercâmbio de ideias e discussões.

“O blog dá mais visibilidade para as publicações, além de atrair mais leitores já que ele é acessado pela comunidade científica”, destaca Inez Barcellos, membro da Comissão de Editores Científicos da Essentia Editora.  “Além da Vértices, que está filiada desde 2011, também temos o Boletim do Observatório Ambiental filiado à Abec”, completa.

O artigo de destaque foi “Dengue, chikungunya e vírus zika na região sul do Brasil” dos autores Renan Valério, Maria Eugênia Ferreira, André Periçato e Denis Cereja, da Universidade Estadual de Maringá, publicado no v.20, n.1, de jan./abr. 2018 da Revista Vértices (leia AQUI). Além do blog, os artigos escolhidos são divulgados no Facebook da Abec.

Inez ainda destaca que com o trabalho que a Associação vem fazendo de dar mais publicidade aos artigos, a possibilidade de a cada número da Vértices e do Boletim de ter um texto em destaque na página é grande.

A revista Vértices é uma publicação periódica técnico-científica quadrimestral interdisciplinar, que tem por finalidade publicar artigos originais sobre temas relevantes nas diversas áreas do conhecimento humano, em âmbito nacional ou internacional, tais como Educação, Letras, Linguística, Engenharias, Filosofia, Teologia, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Turismo e Ciências Agrárias. A revista Vértices também publica artigos de revisão e dossiês temáticos.

A submissão de artigos está disponível de forma contínua e poderá ser realizada após o cadastro do autor no site da revista. Na Avaliação Quadrienal 2013-2016 da Capes, a Vértices foi classificada com o estrato indicativo de qualidade B2 nas áreas de Educação e Serviço Social e B3 em Geografia.