Assistência ao aluno em expansão no IFF

por admin publicado 01/10/2010 13h05, última modificação 31/08/2023 12h45
Ampliar a assistência ao aluno garantindo sua inclusão e permanência: metas do "Programa de Assistência e Apoio", que será construído por todos os campi.

Transporte, assistência odontológica, médica, alimentação, cultura, esporte, necessidades estudantis que a cada dia estão mais presentes e complexas com a expansão do IF Fluminense. Demandas que precisam ser atendidas para que os alunos tenham condições de permanecer na instituição e concluir o seu curso.

A partir dessas preocupações, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional encaminhou o documento “Construindo o Programa de Assistência e Apoio Estudantil multicampi no IFF (Paape)” para todos os Diretores Gerais de campi solicitando um diagnóstico do que é feito na área de assistência ao estudante e futuras demandas.

O levantamento das demandas deverá ser realizado em conjunto com as equipes pedagógicas, representantes de alunos e gestores de ensino e deverá ser entregue até o dia 15 de outubro. A partir daí, será elaborado o programa com projetos, ações e respectivos custos.

“Queremos saber quais são as demandas desses alunos, hoje. Em Cabo Frio e Itaperuna, por exemplo, os alunos têm dificuldades com o transporte. Mas também precisamos identificar as demandas que surgirão com a expansão dos campi”, explicou Roberto Moraes, Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional.

Paape - O documento enviado aos Diretores Gerais aborda a trajetória do IF Fluminense em apoiar e criar condições para a inclusão e permanência dos alunos, cujas ações vêm avançando de maneira significativa, mas que precisam progredir ainda mais, à medida que o Instituto também se amplia.

“Não queremos substituir o papel do sistema público, mas criar condições para que o aluno faça seu curso com qualidade. Por isso, esse programa deve ter um critério único para todos os campi, de forma compartilhada, mas respeitando, claro, suas diversidades”, complementa.

O documento também apresenta que os orçamentos dos campi já contemplam recursos para as atividades desenvolvidas, hoje, pelo Instituto e que, além disso, o MEC está alocando na Lei Orçamentária Anual 2011, no orçamento dos IFs, recursos complementares.

“Este recurso ainda está em definição, dentro do orçamento da Reitoria, e visa à ampliação desse atendimento ao aluno. O que queremos é planejar, de forma a garantir um atendimento uniforme, dentro da realidade dos campi e suas comunidades”, finaliza Roberto.