Notícias

Valorização feminina

Associação Brasileira de Educação Internacional realiza webinário "Mulheres e Meninas na Ciência"

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/02/2025 09h40, última modificação 07/02/2025 10h13
Evento online e gratuito será dia 11 de fevereiro, às 11h.

 A Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), organização a qual o Instituto Federal Fluminense está associado, realizará o webinário "Viva as mulheres e meninas na ciência! - 1º Diálogo entre Finlândia e América Latina sobre igualdade na ciência". O evento online e gratuito, em espanhol e português, com legendas em inglês, será realizado dia 11 de fevereiro, às 11h, marcando o 10° Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, proclamado pelas Nações Unidas para reconhecer e destacar o papel fundamental das mulheres na comunidade científica e tecnológica.

 O objetivo é iniciar e fomentar o diálogo entre a Finlândia e a América Latina quanto à promoção da igualdade na ciência. O evento terá como foco a situação e o avanço das mulheres nas carreiras acadêmicas e abordará desafios estruturais e políticas implementadas no Brasil, no Chile e na Finlândia. A intenção é lançar nova luz sobre diferentes aspectos da desigualdade na ciência e explorar soluções comuns para os enfrentar. Esta iniciativa procura também lançar as bases para a criação de uma rede interessada em continuar o diálogo e promover ações conjuntas para o futuro.

 O webinário é promovido pela Rede Team Finland Knowledge (TFK) do Ministério da Educação e Cultura da Finlândia e do Consulado da Finlândia em São Paulo, em colaboração com a Rede Finlandesa de Universidades (UniPID).

 As inscrições devem ser feitas AQUI.

 Confira a programação:

Abertura
 >> Anders Adlercreutz, ministro da Educação da Finlândia;
 >> Luciana Santos, ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (vídeo).


Painel
>> Alejandra Arratia Martínez, subsecretária de Educação do Chile;
>> Denise Pires de Carvalho, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Brasil;
>> Jonna Korhonen, diretora de Política de Ensino Superior, Ministério da Educação e Cultura da Finlândia.


 Para mais informações, clique AQUI