Curricularização da Extensão

Atividades de Extensão deverão ser incluídas no currículo dos cursos de graduação do IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/05/2023 15h44, última modificação 31/08/2023 13h16
Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de graduação deverão inserir a Extensão no processo de formação dos estudantes com, no mínimo, 10% de sua carga horária.

Bruno Jardim fala sobre a Curricularização da Extensão para servidores do Campus Guarus (Foto: Divulgação/IFF)

As atividades de Extensão, desenvolvidas no Instituto Federal Fluminense por meio de projetos, programas, prestação de serviços, cursos e eventos que integram servidores, alunos e a comunidade externa, poderão fazer parte de toda a formação do estudante, devendo ser inseridas no currículo dos Cursos de Graduação do Instituto, por meio dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs).

As diretrizes para a Curricularização da Extensão foram construídas coletivamente, em diferentes fóruns institucionais, e aprovadas pelo Conselho Superior do IFF, por meio da Resolução N.º 45/2022. O documento estabelece que, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular do estudante deve ser composta por atividades de Extensão.

De acordo com o diretor de Extensão da Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade do IFF, Bruno Jardim, a inserção dessas atividades no currículo pode ser feita por meio da criação de uma disciplina específica de Extensão ou que uma parte da disciplina seja voltada para ações extensionistas.

“A Extensão pode ser feita de cinco formas: projetos, programas, prestação de serviços, cursos e eventos. Uma forma de Curricularização da Extensão que tem sido pensada é utilizar parte da carga horária de um curso na área de Engenharia da Computação, por exemplo, para os alunos fazerem a manutenção de computadores de uma escola, contribuindo com a comunidade”, explica Bruno, destacando que “a Curricularização da Extensão é uma inovação pedagógica”.

Bruno ressalta que, até 2024, todos os cursos superiores terão que reformular os seus PPCs e, apesar de ser uma exigência apenas para os cursos de graduação, os cursos técnicos também podem inserir a Extensão em seus currículos.

Comissão de Apoio – com o objetivo de auxiliar os campi na inserção adequada das ações extensionistas nos Projetos Pedagógicos de Cursos e em seus currículos, foi criada uma Comissão de Apoio à Curricularização da Extensão no IFF, nomeada pela Portaria Nº 137/2023.

Os membros da comissão estão realizando uma agenda de visitas e reuniões nas unidades do IFF, com os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e Colegiados responsáveis pela formulação dos PPCs para conversar sobre as diretrizes e propor estratégias para a inclusão da Extensão no currículo.

Já foram realizados encontros nos Campi Bom Jesus do Itabapoana, Campos Centro, Campos Guarus e Itaperuna, e há reuniões agendadas nos Campi Itaboraí, Cabo Frio e Pádua. “Estamos sendo muito bem recebidos. A criação da comissão foi decisiva para o entendimento e sensibilização dos colegiados para a importância da Extensão como processo formativo nos currículos”, afirma Bruno Jardim.

Outras informações sobre a Curricularização da Extensão estão disponíveis AQUI.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!