Pós-Graduação

Aula inaugural dos Mestrados Saeg e Profnit será nesta quinta-feira (05)

por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 04/03/2020 10h10, última modificação 31/08/2023 12h58
O evento será no auditório da Reitoria do IFF, em Campos dos Goytacazes.
Aula inaugural dos Mestrados Saeg e Profnit será nesta quinta-feira (05)

A Diretoria de Pós-graduação do Instituto Federal Fluminense (IFF) fará a aula inaugural do ano letivo de 2020 dos Mestrados Profissionais “Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão” (Saeg) e “Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação” (Profnit). Será nesta quinta-feira, 05 de março, às 19h, no auditório da Reitoria, em Campos-RJ.

Participam da abertura do evento o reitor do IFF, Jefferson Manhães; o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Vicente de Oliveira; e a diretora de Pós-graduação, Simone Vasconcelos. As aulas do Saeg são ministradas no Campus Campos Centro. Já as do Profnit são realizadas no Campus Avançado São João da Barra e no Polo de Inovação. Por isso, estarão presentes também os diretores-gerais dos campi e as coordenadoras dos dois programas.

A palestra “Os habitats de inovação na relação academia-empresa: uma abordagem em hélice tripla” será ministrada pelo professor Francisco Rapchan, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Mestrado Profissional Profnit

O Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) é um programa stricto sensu, dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais, etc.

Mestrado Profissional Saeg

Embora os sistemas computacionais representem o eixo integrador da proposta (área de concentração), o discente não necessariamente tem que atuar diretamente na área de Computação, já que ambas linhas possuem projetos tanto para ingressos com perfil de desenvolvedores de soluções aplicadas, como para aqueles com perfil de implantadores destas soluções, ambos com visões críticas. O curso identifica que as organizações produtivas possuem internamente duas vertentes onde os profissionais atuam: a gestão e a engenharia.