Professor

Aula Magna marca início de ano letivo do Mestrado em Ensino de Física

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/02/2018 17h51, última modificação 31/08/2023 12h48
O convidado para proferir a palestra foi o professor Roberto Nardi, da Universidade Estadual Paulista de Bauru.
Aula Magna marca início de ano letivo do Mestrado em Ensino de Física

Alunos ingressantes de 2018, 1º semestre.

Trinta e quatro alunos dos cursos de Mestrado em Ensino de Física e de Licenciatura em Ciências da Natureza participaram da Aula Magna do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física do IFFluminense, realizada no dia 22 de fevereiro de 2018, no Auditório Reginaldo Rangel do Campus Campos Centro.

A aula magna foi proferida pelo professor Roberto Nardi, da Universidade Estadual Paulista de Bauru, que abordou o tema “Tornando-se professores de Física: fatores determinantes para a (in)conclusão de um curso de licenciatura”. Ele discutiu dois pontos importantes sobre a formação inicial de professores de Física: a escolha profissional de licenciandos em Física e a questão da evasão nos cursos de licenciatura, particularmente no caso de um dos cursos de uma universidade pública.

Nardi falou sobre a crise do ensino de uma forma geral, a luta pelo investimento na educação e a dificuldade das pessoas de se interessarem pelos cursos de licenciatura e darem prosseguimento a suas carreiras, bem como a necessidade de haver políticas públicas que privilegiam a formação e valorização do professor.

Também estiveram presentes os professores: Pierre Schwartz Auge, Cristine Nunes Ferreira, Wander Gomes Ney, Cassiana Hygino, Marília Paixão Linhares e Renata Lacerda Caldas, coordenadora do Programa.

“A Aula Magna é um momento para recebermos os novos alunos, aproximar os estudantes da licenciatura e do mestrado, bem como trazer um profissional de fora que possa contribuir para a comunidade acadêmica. Além disso, incentivar a pesquisa para que não seja algo distante da educação básica e superior e, sim, próxima à realidade do professor”, destaca Renata.

Ofertado desde 2014 no Polo IFFluminense, o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF) conta com 32 alunos e tem por objetivo capacitar, em nível de mestrado, professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula.