Auto Avaliação Institucional no IF Fluminense

por admin publicado 28/02/2011 11h30, última modificação 31/08/2023 12h45
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) deu início ao processo de Auto Avaliação Institucional no IF Fluminense, em 21 de fevereiro, nos campi que oferecem graduação.

A aplicação dos instrumentos avaliativos no IF Fluminense teve início na última segunda-feira, 21 de fevereiro, no campus Campos-Centro, com prosseguimento na sexta-feira, 25 de fevereiro, no campus Macaé, sendo os trabalhos coordenados por Teresa Claudina.

A agenda de atividades ainda prossegue nos  campi Cabo Frio e Bom Jesus do Itabapoana e os trabalhos acontecem até a segunda quinzena de março.

De acordo com informações da Pró-Reitoria de Ensino, todo o processo avaliativo é integrante do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), portanto, os cursos avaliados serão os cursos de graduação.

A CPA visita as turmas, conversa com os alunos e aplica um questionário de auto-avaliação que inclui: perfil geral dos alunos, avaliação da infra-estrutura, metodologia de ensino, metodologia de avaliação de aprendizagem desenvolvida pelos professores, programas de pesquisa e extensão, entre outros pontos.

Com os professores é aplicado um questionário avaliativo envolvendo questões como: projeto pedagógico do curso, colegiados, relação direção-coordenação-professor, infra-estrutura, programas de pesquisa e extensão, entre outros.

Com relação ao técnico-administrativo, a CPA pretende desenvolver uma dinâmica por meio de visitas aos setores que atuam ou desenvolvem atividades relacionadas à graduação. O primeiro setor já agendado é a biblioteca do campus Campos-Centro, no dia 16 de fevereiro.

Ao final dos trabalhos será divulgado um relatório de Auto Avaliação com a sistematização de todos os resultados por curso e campus. A previsão é a partir do dia 15 de abril, no site do Instituto.

A Pró-Reitoria de Ensino informa que pretende ampliar o processo de Auto Avaliação para todos os níveis e modalidades de ensino, tendo como principal objetivo utilizar estas referências no planejamento educacional.