Notícias
Base Nacional Comum em consulta
A Base Nacional Comum Curricular está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) para 2014-2023, aprovado em 2014, por unanimidade, pelo Congresso Nacional, e sancionado sem vetos (Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014) pela presidenta da República, Dilma Rousseff.
A proposta está sendo redigida por representantes de 35 Universidades e dois Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; professores das redes públicas estaduais dos 26 estados e do Distrito Federal, indicados pelas secretarias estaduais de educação; e gestores das redes públicas estaduais.
A primeira versão do documento está disponível para críticas e sugestões até dezembro, no endereço eletrônico basenacionalcomum.mec.gov.br . O portal é um espaço virtual de participação para agregar ações e informações e permitir a interação entre os interessados em elaborar o documento de referência para a educação básica no país.
As contribuições podem ser individuais ou coletivas, sejam originárias das redes de ensino ou de movimentos e organizações da sociedade civil, e podem ter caráter geral ou tratar pontualmente de cada tema. Para participar da apresentação de propostas, basta fazer um cadastramento simples no portal. Para cadastros individuais, professores e estudantes devem preencher alguns dados, como nome, CPF, cidade e estado. Para os de redes de ensino e organizações da sociedade, além dos dados das instituições, é necessário indicar um responsável.
No portal, é possível obter informações sobre a Base Nacional Comum, sobre a legislação pertinente ao tema e sobre as bases curriculares vigentes nas 27 unidades federativas, além de ter acesso a uma biblioteca virtual, que reúne os documentos teóricos que fundamentam a discussão. Também estão disponíveis vídeos de autoridades, especialistas, professores e estudantes que apresentam o tema.
IFFluminense: A Pró-reitoria de Ensino irá coordenar o debate sobre o tema no IFFluminense. A primeira ação será uma reunião com os diretores de Ensino dos campi para propor e definir ações, no dia 22 de setembro de 2015, próxima terça-feira.
Fonte: Ascom MEC com Ascom IFF
IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais
(Publicada em: 21/09/15)
— registrado em: Base Nacional Comum Curricular, Educação