Bibliotecários discutem troca de software

por admin publicado 10/04/2014 14h25, última modificação 31/08/2023 12h47
Reunião foi realizada na sede da Reitoria, em Campos-RJ, e o objetivo é adquirir um software mais moderno que beneficiará todos os usuários das bibliotecas dos campi.

A Pró-Reitoria de Ensino e a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação se reuniram com os bibliotecários de todos os campi do IFFluminense para discutir a troca do software responsável pela catalogação e controle dos livros disponíveis nas bibliotecas, no dia 25 de março de 2014, na sede da Reitoria, em Campos-RJ. Houve também a exposição do Termo de Referência, produzido por Antônio Chagas e Paulo César Encarnação, bibliotecários, respectivamente, dos campi Campos-Centro e Itaperuna.

Utilizando o sistema Informa desde 1998, as bibliotecas dos campi procuram adotar um software que possua maior capacidade de cadastro de livros e usuários, a facilitação do uso por parte dos alunos e a integração com o sistema de gestão acadêmica. Há também a preocupação de utilizar um serviço que permita publicações digitais, aumentando a disponibilidade de materiais para a consulta do aluno.

Os softwares que estão em discussão são os Pergamum e Sophia. Conforme estabelece o contrato, a empresa adotada deverá oferecer treinamento aos funcionários responsáveis pelo gerenciamento da biblioteca. “Acredito que iremos utilizar o Sophia, mas dependemos da finalização do pregão”, afirma Paulo César Encarnação.

Segundo Antônio Chagas, “há a necessidade de usar algo mais novo, com novas tecnologias que cheguem ao aluno para facilitar a vida dele. O nosso maior objetivo é oferecer uma tecnologia de qualidade a todos os campi, sem exceção. O que a gente não quer é que uma unidade seja diferenciada da outra”.

IFF nas redeshttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 10/04/2014)