Notícias

Essentia

Boletim do Observatório Ambiental é destaque em rede internacional de revistas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/06/2020 15h39, última modificação 31/08/2023 12h59
Periódico da Essentia Editora do IFF foi tema principal do último Boletim Informativo da Latinrev.
Boletim do Observatório Ambiental é destaque em rede internacional de revistas

Boletim integra rede internacional de revistas desde 2019 (Arte: Essentia Editora)

 O Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego é mais uma publicação da Essentia Editora do IFFluminense a receber destaque na Rede Latino-Americana de Revistas Acadêmicas em Ciências Sociais e Humanas (Latinrev). O periódico foi tema de matéria principal do Informativo N.° 47, de 16 de junho, na seção “Conhecendo mais sobre nossas revistas”. Confira AQUI.  

 Além do Boletim, a Revista Vértices já havia sido destaque na mesma seção, na Newsletter N.º 45 da Latinrev, divulgada em abril deste ano. As duas publicações da Essentia passaram a integrar a rede internacional de revistas em 2019.

 Para a editora assistente da Vértices e membro da Comissão de Editores da Essentia, Inez Barcelos Andrade, a presença das revistas do IFFluminense na Latinrev "possibilita maior acesso dessas publicações internacionalmente, ampliando ainda mais a participação e contribuições da nossa instituição na produção do conhecimento científico”. 

“Esse movimento dará ainda mais visibilidade para a nossa revista em âmbito internacional, possibilitando a autores de outros países da América Latina a leitura e a submissão de artigos em nosso periódico", José Augusto.

 No texto da última edição de seu informativo, a Latinrev destaca que o Boletim do Observatório Ambiental, vinculado ao Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental do IFF, debate questões relacionadas a problemas e conflitos ambientais no Brasil e no mundo, com a missão de divulgar soluções inovadoras e criativas para o cuidado com o meio ambiente.

 A publicação ressalta, ainda, que o principal desafio do Boletim, no momento, é ampliar as contribuições internacionais e a filiação em outras bases de indexação, visando maior divulgação e qualidade técnico-científica.

 O professor José Augusto Ferreira, editor assistente do Boletim do Observatório Ambiental e membro do Conselho Editorial da Essentia, afirma que recebeu com satisfação a notícia de que a publicação foi destacada pela Latinrev. “Esse movimento dará ainda mais visibilidade para a nossa revista em âmbito internacional, possibilitando a autores de outros países da América Latina a leitura e a submissão de artigos em nosso periódico".

 Saiba mais: a Rede Latino-Americana de Revistas Acadêmicas em Ciências Sociais e Humanasque reúne cerca de 500 instituições de diversos países da América Latina, é uma cooperativa de revistas acadêmicas do campo das Ciências Sociais e Humanas, criada em 2017, pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (Flasco), na Argentina. Seu objetivo é fornecer consultoria, treinamento e atualizações sobre questões relacionadas à sustentabilidade das publicações. Além disso, a Latinrev oferece a criação de um espaço colaborativo e participativo para disseminar informações de interesse para as equipes editoriais.