Ensino de Matemática

Campus Guarus recebe II Encontro Estadual PIC-Obmep

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/11/2017 13h50, última modificação 31/08/2023 12h44
Evento, voltado à matemática e suas aplicações, acontece no dia 28 de novembro. Inscrições já estão abertas.
Campus Guarus recebe II Encontro Estadual PIC-Obmep

O Campus Guarus sediará o II Encontro Estadual PIC-Obmep, no próximo dia 28 de novembro. O evento, cujo o tema central é a matemática, é voltado a estudantes do ensino regular e de licenciaturas, docentes e acadêmicos.

Uma das atrações será a palestra "Jogos da Realidade", ministrada pelo professor Dr. Roberto Imbuzeiro Oliveira, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que também fará parte da mesa-redonda "IMPA e a Matemática no Brasil: conquistas, metas e limitações", composta ainda pelos professores Ana Mary Fonseca Barreto (IFF) e Nilson Stahl (Uenf).  A programação contará também com minicursos e oficinas durante todo o dia de evento.

Os interessados em participar das atividades deverão se inscrever no site oficial do evento, disponível AQUI.

Esta é a segunda edição do encontro, que foi realizado no último ano no Campus Santo Antônio de Pádua. Segundo o coordenador do Programa de Iniciação Científica Jr. na Região, Alex Cabral, "o objetivo do evento é reunir, no Campus Campos Guarus do Instituto, estudantes e professores dos municípios do Norte, Noroeste Fluminense e Região dos Lagos", disse, complementando que "a ideia é ouvir as dificuldades e demandas do grupo de profissionais e estudantes envolvidos, buscando soluções para a melhoria do ensino. Além disso, as trocas de experiências permitem ampla participação dos estudantes na Olimpíada e, consequentemente, melhoria do ensino de Matemática".

Saiba Mais: o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) é desenvolvido para atender aos alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) que têm encontros presenciais semanais com professores orientadores e também têm acesso a um fórum virtual no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas presenciais. Com isso, pretende-se despertar sua vocação científica, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática. O programa é realizado por meio de uma rede nacional de professores orientadores e coordenadores distribuídos por todo o país, em escolas e universidades. Os professores orientadores pertencem a escolas públicas de educação básica, ou são alunos de cursos de Licenciatura em Matemática.