Eleições 2020

Candidatos a prefeito de Campos apresentam suas propostas em debate promovido pelo Fidesc

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/11/2020 11h53, última modificação 31/08/2023 13h00
O debate foi realizado online e contou com a participação de oito candidatos. As eleições municipais acontecem no dia 15 de novembro.

Debate virtual foi mediado pelo jornalista Mozarth Dias (Imagem: reprodução)

O Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) promoveu um debate com os candidatos à prefeitura do município, na noite desta quinta-feira, dia 05 de novembro. Realizado de forma virtual, o evento foi transmitido pelo canal oficial do Instituto Federal Fluminense no YouTube, o IFFTube.

O debate teve a participação dos candidatos Alexandre Tadeu (REP); Caio Viana (PDT); Jonathan Paes (PMB); Natália Soares (Psol); Odisséia Carvalho (PT); Rafael Diniz (CDN); Roberto Henriques (PCdoB); e Wladimir Garotinho (PSD). Três candidatos não participaram: Bruno Calil (SD) e Cláudio Rangel (PMN) justificaram a ausência, em virtude de compromissos de campanha, e a Dra. Carla Waleska (PSDB), por não ter cumprido as etapas obrigatórias para a realização do debate.

Mediado pelo jornalista Mozarth Dias, o evento teve cerca de 3h de duração e foi dividido em quatro blocos: o primeiro com as apresentações das propostas dos prefeitáveis; o segundo com perguntas do Fidesc relacionadas aos temas Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Planejamento Urbano, Agropecuária, Geração de Empregos, Meio Ambiente e Saúde; o terceiro com a realização de duas rodadas de perguntas entre os candidatos; e o quarto e último bloco com as considerações finais.

O presidente do Fidesc e reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, ressaltou a importância da iniciativa das instituições de ensino, que possibilitou aos eleitores maior conhecimento das propostas dos candidatos. “Eu tenho convicção de que a organização desse debate pelas nossas instituições cumpriu o seu papel para o fortalecimento da democracia e para um voto consciente, livre, autônomo e que, de fato, vai permitir a escolha da melhor ou do melhor candidato”, destacou.

A votação do 1.º turno das eleições municipais será realizada no dia 15 de novembro, das 8h às 17h, quando cerca de 360 mil eleitores irão às urnas em Campos dos Goytacazes-RJ.

O Fidesc congrega 13 instituições de ensino: IFF, Uenf, UFF, UniRedentor, Estácio de Sá, Universo, Isecensa, Uniflu (Fafic, FDC e Odonto), Faculdade de Medicina de Campos, Candido Mendes e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Veja como foi o debate: