Vestibular

Candidatos fazem prova para os cursos de graduação do IFF

por ferdinanda fernandes maia publicado 23/11/2017 12h03, última modificação 31/08/2023 12h44
Concurso será realizado neste domingo, 26 de novembro, em Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé.
Candidatos fazem prova para os cursos de graduação do IFF

Prova será aplicada nos campi do IFF.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) vai realizar a 1.ª fase do Concurso Vestibular 2018/1.º semestre neste domingo, 26 de novembro de 2017, das 08h30min às 12h30min. Ao todo, 3.497 candidatos disputam 484 vagas distribuídas entre os campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé.

A prova será aplicada no campus ofertante do curso pretendido pelo candidato que deve retirar o seu Cartão de Confirmação de Inscrição, no período de 22 a 24 de novembro, AQUI. Para imprimi-lo, o candidato deverá informar CPF e senha e, na área “Minhas inscrições”, clicar em “Emitir cartão de confirmação”. Nele, constarão o nome do candidato, o curso pretendido, o turno e o local de realização da prova, e informações relacionadas à inscrição pelo sistema de cotas.

A primeira fase será constituída de prova objetiva contendo 50 questões de múltipla escolha, distribuídas pelas diferentes áreas de conhecimento. Cada questão terá cinco alternativas, sendo somente uma correta. Para os cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia em Design Gráfico, além da prova objetiva, haverá a prova de Aptidão Específica, também no valor de 50 pontos, a ser realizada no mesmo dia, 26 de novembro, das 15h às 18h.

Para realizar a prova do Concurso Vestibular, o candidato deverá chegar ao local indicado no Cartão de Confirmação de Inscrição 60 minutos antes do horário previsto para o início da prova, munido de seu Documento Original de Identificação Oficial com foto, Cartão de Confirmação de Inscrição, indispensáveis para sua identificação, e caneta esferográfica de tinta preta. “Ressaltamos que o candidato deve seguir todas as instruções do cartão de confirmação”, alerta Marcelo Sarmento, diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso.

Para esta seleção, os cursos com o maior número de candidatos foram a Licenciatura em Educação Física, com 472 inscritos, e o Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, com 414 candidatos, ambos ofertados no Campus Campos Centro.

Já os cursos com a maior concorrência foram a Licenciatura em Educação Física, com 472 candidatos para 15 vagas, totalizando 31,5 candidato/vaga, e o Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, com 201 inscritos para 10 vagas, totalizando 20,1 candidato/vaga, também ofertados no Campus Campos Centro.

“Nossas expectativas são as melhores. Sabemos do anseio por parte da sociedade pelo nosso Concurso Vestibular, em especial dos jovens e trabalhadores em ingressarem em nossa instituição, principalmente em nossos cursos superiores. Temos um diversificado leque de cursos de graduação, com formas de oferta distintas, com o objetivo de atender um maior número de candidatos”, ressalta Marcelo, acrescentando que “a realização do Processo Seletivo e do Concurso Vestibular envolve muito planejamento e a Comissão de Processos Seletivos do IFFluminense tem atuado no sentido de garantir toda segurança e lisura do processo”.