Capes oferece bolsas de estudo no exterior

por Comunicação Social da Reitoria publicado 16/01/2018 12h39, última modificação 31/08/2023 12h48
Capes e instituições estrangeiras oferecem oportunidades para estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e pesquisadores.
Capes oferece bolsa de estudo no exterior

Com o objetivo de promover a internacionalização das produções científicas, tecnológicas e culturais do Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com editais de seleção abertos para candidatos interessados em estudar no exterior.

Além da Capes, outras instituições estrangeiras também ofertam bolsas de estudo no exterior. As oportunidades são voltadas para mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos, pesquisadores mais experientes e também para estudantes de graduação, em determinadas áreas do saber.

Confira as oportunidades nos links abaixo:

- Programa de Bolsas para Pesquisa CAPES/HUMBOLDT (Edital N.º 36/2017);

- Programa de Pós-doutorado no exterior (Edital N.º 46/2017);

- Programa Professor Visitante no Exterior (Edital N.º 45/2017);

- Programa de Doutorado sanduíche no exterior (Edital N.º 47/2017);

- Programa de Doutorado Pleno no Exterior (Edital N.º 48/2017);

- Chamada IODP para expedição 383;

- Bolsas de estágios (3 a 6 meses) para alunos de graduação e de pós-graduação (tipo sanduíche) nas áreas de química, biologia, computação e informática, matemática e matemática aplicada, física, mecânica na Ecole Polytechnique. Confira AQUI;

- Oxford Scholarships for Masters and Graduate Programs in medical sciences on Trialect.

Para dúvidas relacionadas aos editais, entre em contato com a Diretoria de Internacionalização e Inovação do IFFluminense, pelo e-mail dii.propei@iff.edu.br.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da UFF