Centro Administrativo da Reitoria e nova sede do Centro de Referência serão inaugurados nesta sexta-feira, 18

por admin publicado 14/08/2023 16h16, última modificação 27/10/2023 20h48
Os locais receberam os nomes Nilo Peçanha e José Luiz Boynard em homenagem ao ex-presidente criador das Escolas de Aprendizes e Artífices e ao ex-servidor do IFF, respectivamente.
Fachada_cref

O Instituto Federal Fluminense (IFF) convida toda a comunidade para as inaugurações do Centro de Referência José Luiz Sanguedo Boynard e do Centro Administrativo Nilo Peçanha, que serão no dia 18 de agosto de 2023, às 11 horas e às 14 horas, respectivamente.

O Centro de Referência José Luiz Sanguedo Boynard está funcionando na Av. Arthur Bernardes, em Campos. O local conta com uma área total construída de 337,21m2, sendo, no bloco principal, sete salas administrativas, uma sala de TI, três banheiros, uma copa e recepção. No Anexo, são dois banheiros, uma sala de apoio dos funcionários terceirizados, depósito e sala da manutenção.

Desde o início de agosto, foram transferidas para o local a Diretoria do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação e a Diretoria de Comunicação.

“O Centro de Referência José Luiz Sanguedo Boynard constitui-se num espaço para o desenvolvimento de planos, programas e projetos relacionados à educação profissional e tecnológica, cujas ações integradas auxiliam na promoção e permanência da qualidade nos processos educativos. Seu papel é ampliar os diálogos necessários à educação com vistas ao fortalecimento e ampliação das ações relacionadas com a educação a distância, apoiar a formação continuada dos docentes e apoiar a utilização de tecnologias educacionais”, ressalta Breno Fabrício Terra Azevedo, diretor do Centro.

O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, destaca que a inauguração do Centro de Referência (Cref) atende a mais um compromisso com a comunidade. “Agora teremos o nosso centro de tecnologia aplicada, a pensar metodologias novas de educação, a educação híbrida, a distância, ser um espaço de pesquisa e de produção de conhecimento e de oferta de cursos”, diz.

Ao mesmo tempo, a inauguração do Centro Administrativo Nilo Peçanha, onde já funciona a Reitoria, vem, segundo Jefferson, constituir o espaço definitivo da Reitoria na área de Guarus, uma das regiões mais fragilizadas do município. “Deixando evidente que este Centro Administrativo Nilo Peçanha, situado em um local com tantas fragilidades sociais, é o locus em que a Educação Profissional e Tecnológica tem um sentido maior de pertinência na formação das trabalhadoras e dos trabalhadores do nosso território fluminense”, acrescenta Jefferson.

Homenagem:

O Centro Administrativo Nilo Peçanha, sede da Reitoria, recebe este nome em homenagem ao ex-presidente do Brasil, criador das Escolas de Aprendizes e Artífices que, em suas transformações e ampliações ao longo do tempo, deram origem ao que hoje se conhece como os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Já o nome do Centro de Referência vem homenagear o servidor do IFF, docente da área de Construção Civil, José Luiz Sanguedo Boynard, falecido em 2020.

“A atribuição do nome José Luiz Sanguedo Boynard é uma deferência à história de alguém que se comprometeu profundamente na gestão, na modelagem e no pensar esta instituição, especialmente nos últimos 10 anos, mas, com certeza, ao longo de uma vida, de uma carreira de educador”, ressalta Jefferson.

Serviço:

Data: 18 de agosto de 2023

√ Inauguração do Centro de Referência José Luiz Sanguedo Boynard

Hora: 11 horas

Local: Avenida Mário Manhães de Andrade, nº 100 - Parque Aurora - Campos dos Goytacazes/RJ

√ Inauguração do Centro Administrativo Nilo Peçanha

Hora: 14 horas

Local: Rua Coronel Walter Kramer, 357 - Parque Santo Antônio - Campos dos Goytacazes/RJ