Centro de Referência é inaugurado

por admin publicado 20/03/2015 11h40, última modificação 31/08/2023 12h44
Nova unidade do IFF terá como foco o desenvolvimento de tecnologias educacionais, a formação dos servidores da educação, ampliação da EaD e difusão da cultura.

Com a presença de dirigentes de toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – em Campos-RJ para a 50ª reunião do Conif – o Instituto Federal Fluminense inaugurou o seu Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação. A cerimônia foi realizada na quarta-feira, 18 de março de 2015. Antes do descerramento da placa, o coral do Ong Orquestrando a Vida presenteou os convidados com canções de amor.

O diretor da unidade, Breno Fabrício Terra Azevedo, destacou que o Centro será uma espaço para “integrar tecnologia, informação e comunicação a serviço da educação alavancando, cada vez mais, a já grandiosa história do IFFluminense”. Ressaltou também a ampliação da Educação a Distância que, atualmente, conta com 1200 alunos em cinco cursos técnicos e 130 em cursos de pós-graduação.

O local será a sede da Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação, da Educação a Distância, do setor de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, do Núcleo Central do Programa Centros de Memória, da Essentia Editora e do DataCenter do IFFluminense.

Com todas essas ações, se propõe a ser um espaço para o debate sobre as tecnologias da informação, comunicação e educação; potencializará a oferta da Educação a Distância; contribuirá para o avanço da formação dos trabalhadores da educação; será um espaço para a preservação da memória do Instituto e da região; e difundirá a cultura da leitura e da formação de leitores.

“Vivemos um tempo de enormes desafios e o da Rede Federal não é pequeno: atender aos anseios da sociedade e criar uma nova instituição – no sentido de que o processo educacional sempre se renova -, preservando e valorizando sua trajetória. O Centro de Referência contribuirá para conceber um lugar ‘singular’ para esse avanço. Um lugar de encontro de todo o Instituto e de todos os campi. E não por acaso está localizado no bairro Guarus, confirmando e renovando o compromisso com a comunidade, com a inclusão social e a interiorização das ações da Rede Federal”, disse o reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas Pereira.

Saiba Mais:   O Centro de Referência foi construído em uma área de 6.681,93 metros quadrados, próxima ao campus Campos Guarus, em Campos dos Goytacazes-RJ: um prédio com 35 salas, auditório com 72 lugares, biblioteca virtual, laboratório de informática, estúdio de gravação, sala de produção de material gráfico e sala de aula, somando 2.120,38 metros quadrados de área construída. Leia Mais.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 20/03/15)